OPINIÃO

Novos tempos, novos rumos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Nos anos sessenta e setenta do século passado a cidade de Getúlio Vargas contava com os préstimos da Brigada Militar e Polícia Civil. A equipe da Delegacia de Polícia, instalada na esquina das Ruas Dr. João Carlos Machado e Alexandre Bramatti, era formada, como hoje, por um delegado, inspetores e escrivães. A atuação do servidor Eduardo Pereira permanece na memória daquele que já passaram dos cinquenta. O relato de pessoas lesadas por roubo e furto bastava para a o sucesso da diligência, que na grande maioria das vezes, resultava na prisão dos meliantes e a recuperação dos bens. As ocorrências eram acompanhadas diariamente no programa “nas malhas da Lei”, transmitido ao meio-dia pelas ondas da Rádio Sideral.

 

I I

Neste século XXI, que avança a passos largos, o trabalho das autoridades policiais continua tão importante quanto na época em que o Eduardo realizava as buscas com um Jeep, e o Pedro e Paulo, como eram chamados os policiais militares, a ronda a pé pelas ruas da cidade. A polícia se especializou e as novas tecnologias dão mais eficiência à segurança pública. Mas o crime também se vale de novas ferramentas e as facções avançam com seus tentáculos até as regiões mais ermas. Os relatos acima, acerca do cotidiano vivido na meninice vieram à mente na manhã de quinta-feira (28), quando da leitura dos jornais sobre a inauguração da Divisão Estadual de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCCOR).

 

I I I

Além da DCCOR foi inaugurada na quarta-feira (27) a Delegacia de Polícia de Controle Técnico de Fiscalização (DPCTF), ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais. Celeridade na apuração da obtenção de patrimônio ilícito pelos investigados, tanto em âmbito municipal quanto estadual, deverá arrefecer os crimes contra a administração pública, a ordem tributária e a lavagem de dinheiro. Com o apoio do Ministério da Justiça e parcerias com as Receitas Estadual e Federal, Coaf e Ministério Público, a iniciativa já está tirando o sono de muita gente. A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Farias Anflor, é protagonista deste processo, e representa a nova geração de servidores públicos.

 

Curtas:

# O prefeito Edson Luiz Rossatto (MDB), de Sertão, enviou para a Câmara de Vereadores projeto que extingue e cria cargo em comissão e função gratificada.

# Ele foi analisado na sessão presidida pelo vereador Olavo de Albuquerque (PDT) na noite de segunda-feira (26) e está em análise na comissão de pareceres.

# O Projeto de Lei 077/19, assinado pelo prefeito Maurício Soligo (PP), entrou na pauta da sessão da Câmara de Vereadores na noite de quinta-feira (29).

# Ele concede a Associação Aeroesportiva de Getúlio Vargas à permissão de uso do Campo da Aviação com hangar e estação de passageiros.

# Sem fins lucrativos a associação já vem utilizando a estrutura localizada no Km 05, interior do município, para a prática aeronáutica.

# Agora, com a devida aprovação do poder legislativo, as obras de melhorias que vem sendo realizadas devem ser incrementadas.

 

Dito & Feito:

A cidade de Ipiranga do Sul já conta com sistema de videomonitoramento. O sistema de alta tecnologia, integrado a Central da Brigada Militar de Getúlio Vargas possui onze câmaras distribuídas em pontos estratégicos.

Gostou? Compartilhe