No clima do desfile

Município se prepara para receber o tradicional desfile cívico-militar em homenagem à Independência do Brasil

Por
· 3 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

É uma espécie de anúncio. Quando a comunidade do bairro Vera Cruz passa a ouvir diariamente o som alto produzido pelas baquetas que, repetidamente, se chocam contra os taróis carregados pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto, durante os ensaios da banda do educandário, é sinal de que o Sete de Setembro se aproxima. Há poucos dias do tradicional desfile cívico e militar, promovido anualmente em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, o clima de preparação é intenso – tanto para as escolas e entidades que se apresentam neste sábado (7), a partir das 8h30min, quanto para o Município, que já começou a montagem das estruturas a fim de receber o evento na Avenida Sete de Setembro.


O desfile da Independência é a última (e talvez a principal) atividade a integrar a Semana da Pátria, iniciativa que vem sendo promovida em Passo Fundo desde o dia 2 deste mês, com o intuito de estimular valores como o patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais. Para desfilar no evento, as escolas do município passam quase seis meses se preparando. A banda da EEEM Ernesto Tocchetto, por exemplo, enfrenta uma rotina intensa de ensaios. As aulas para aprender a manusear os instrumentos e decorar as cadências que serão apresentadas acontecem desde maio.

Enquanto no primeiro mês as reuniões são realizadas uma vez na semana, nos meses de junho e agosto elas sobem para duas. Já na semana que antecede o desfile do dia 7 de setembro, os estudantes se reúnem diariamente e passam pelo menos uma hora ensaiando. “Essa atividade é muito importante para os alunos porque, além de ensinar a eles disciplina e comprometimento, é um momento em que eles ganham confiança e se sentem importantes. Quando as pessoas aplaudem, pelo menos naquele momento, eles sabem que estão sendo vistos pela comunidade”, expõe a diretora da instituição, professora Luciane Rebonatto.


Além da Ernesto Tocchetto, outras três escolas e duas entidades apresentam no desfile as batidas e sons relacionados ao militarismo: EMEF Maurício Sirotsky Sobrinho, EMEF Etelvina Rocha Duro, Colégio Tiradentes, Associação dos Reservistas das Forças Armadas (ARPAF) e Departamento de Atenção à Terceira Idade (DATI). A expectativa da Prefeitura é de que a comunidade espectadora lote as arquibancadas que vêm sendo montadas desde a manhã de ontem (3). “Como estrutura, teremos arquibancadas para três mil espectadores, um palanque oficial para convidados e imprensa, duas ambulâncias disponíveis e 24 banheiros químicos”, lista a representante da Secretaria Municipal de Cultura, Magda Cavalheiro.


Temas da Semana da Pátria
Neste ano, o tema nacional escolhido para a Semana da Pátria é a bandeira do Brasil. Já o tema regional de 2019 é o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório. No âmbito municipal, são homenageadas escolas, entidades e instituições: 65 Anos do Instituto Histórico de Passo Fundo, 70 Anos Bombeiro Militar, 50 Anos Rádio Planalto, 30 Anos da EMEF Etelvina Rocha Duro, 90 Anos da Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau de Araújo Vergueiro, 80 Anos do Rotary Clube Passo Fundo e 40 anos Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato.


Ordem de desfile
Neste sábado (7), a programação alusiva à Pátria começa às 8h, quando assume a guarda da Pira do Fogo Simbólico o Exército Brasileiro. Em seguida, às 8h15min, acontece a revista às tropas pelo coronel Ricardo Alex Hofmann, Comandante do CRPO Planalto, e pelo Sr. Gilmar Teixeira Lopes, presidente da Liga da Defesa Nacional. Às 8h30min, tem início o desfile na Avenida Sete de Setembro. Ele acontecerá na seguinte ordem:


1. Desfile Militar – Exército, militares, reservistas e Secretaria da Segurança
2. 14º Distrito Escoteiro – Grupo Escoteiro Guaranis, Grupo Escoteiro Alvorada, Grupo Escoteiro Maragatos
3. Portadores de Necessidades Especiais – Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias, APAE
4. Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso – Grupos de 3ª Idade
5. Escolas de Educação Infantil – Menino Deus Professor Bandana, Maria Elizabeth, Tio Patinhas, Sonho Meu
6. Escolas de Ensino Fundamental –Etelvina Rocha Duro (homenageada) e Maurício Sirotsky Sobrinho
7. Escolas de Ensino Médio – EEENAV (homenageada), Monte Castelo (homenageada), Ernesto Tochetto, Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII e SENAI
8. Outras entidades – ONG Amor, Opportunitty Educação Profissional, Clube da Dança Passo Fundo, Kangoo Brasil, Assembleia de Deus, Grupo de Capoeira Liberdade Casa Grande

Gostou? Compartilhe