Evento discutirá uso de recursos naturais na alimentação

O objetivo é discutir com moradores, proprietários de estabelecimentos do ramo alimentício e também do público em geral formas de aderir a uma alimentação mais natural e saudável

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A cadeia solidária das frutas nativas do Rio Grande do Sul será tema de dois encontros em Passo Fundo nos dias 18 e 19 de setembro. Como parte de um projeto desenvolvido pelo CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares) e patrocinado pela RGE, o evento será realizado na Casa de Retiros – Bosque Lucas Araújo, em Passo Fundo a partir das 12h de quarta-feira e das 7h da manhã de quinta-feira, dia 19.


O objetivo dos encontros, realizados durante o almoço, jantar e café da manhã é discutir com moradores, proprietários de estabelecimentos do ramo alimentício e também do público em geral formas de aderir a uma alimentação mais natural e saudável utilizado, por exemplo, espécies nativas como o pinhão, guabiroba, butiá, uvaia, jaboticaba, araçá, entre outras espécies. Durante as refeições haverá degustação de produtos feitos com esses frutos.


O projeto será desenvolvido em 33 municípios da área de concessão da RGE. A metade deles já recebeu visitas técnicas voltadas, principalmente a pequenos agricultores, escolas, grupos e associações de moradores. Além disso, são desenvolvidos trabalhos junto a prefeituras, cooperativas e sindicatos. Desta forma, há o desenvolvimento da cultura regional, o fortalecimento da agroecologia e, também, uma possiblidade de aumento da renda.


Os trabalhos iniciaram em maio deste ano e se estenderão até novembro de 2020. O investimento da RGE para a execução do projeto é de R$ 585 mil oriundos da Reposição Florestal Obrigatória (RFO). Os eventos e treinamentos percorrerão de maneira gratuita nos 33 municípios.

 

Gostou? Compartilhe