Forte calor dará lugar para temperaturas mais baixas

A previsão para esta semana é de ventos fortes e mudanças nas temperaturas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

As altas temperaturas do último domingo (15) surpreenderam a população da região, quando os termômetros marcaram cerca de 31°. O calor prosseguiu durante a segunda-feira (16). O dia amanheceu quente, com temperatura em torno dos 20°. O calor matinal foi acompanhado de fortes ventos e de temperaturas ainda maiores durante o período da tarde, chegando aos 30°.


A previsão para esta semana é de céu nublado, além de grandes variações de temperatura, causadas pela instabilidade que deve atingir a região a partir de quarta-feira. A terça-feira é marcada pelas baixas nas temperaturas, com mínima de 12° e máxima de 18.


A quarta-feira deve ser de temperaturas baixas e chuvas, com mínima de 11° e máxima de 17°. Durante a quinta-feira a previsão é de aumento da temperatura, com minima estimada em 11° e máxima em 27°, além de fortes pancadas de chuva, que devem continuar também na sexta-feira. O dia será marcado por pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e de fortes ventos.


O tempo na região não terá influência dos fenômenos meteorológicos El Niño e El Niña, que se mantém neutros durante o período. Segundo Ivegdonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo, as chuvas na região seguem abaixo das médias anuais. Há 9 meses chove pouco na região norte, e a previsão é que chova menos do que a média esperada em setembro. O mês é conhecido por ser o de maiores precipitações no Rio Grande do Sul.


Ainda segundo Sampaio, o calor dos últimos dias é normal para o período do ano, perto do início da primavera. A primavera no estado geralmente é marcada como estação das chuvas, que vem acompanhadas de tempestades de raios e granizo, condições ruins para as plantações de trigo.

Gostou? Compartilhe