Domingo Cultural: arte e integração no espaço Roseli Doleski Pretto

Museus de Passo Fundo abrem exposições para o público na tarde de domingo

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

Na última semana, de 23 a 23 de setembro realizou-se a 13ª Primavera de Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, a temporada movimentou um grande número de pessoas dentro e fora dos museus. Foram realizadas visitas nos acervos do Museu Histórico Regional, do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, e ao Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF).


Dentre as atividades da temporada, foi realizado o "Domingo Cultural". O evento foi promovido pelas instituições do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto: Instituto Histórico de Passo Fundo, Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, além do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e do Museu Histórico Regional. estava presente o Grupo da Foto, o MUZAR e a professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC/UPF) Me. Fabiana Beltrami.


O MUZAR trouxe a exposição “Bichos Nojentos: eu, você ou eles?” que aborda as características e a importância de vários grupos de animais para o nosso cotidiano. No MAVRS, “Da Abertura, o Espaço”, que fica até dia 05 de outubro e “Ruth Schneider: entre o simbólico e o real”. No MHR, a mostra vigente é “Tomas um chimarrão?”, que fica até dia 11 de outubro. O MAVRS promoveu uma visita técnica mediada pela museóloga Morgana Camargo.


No pátio dos museus, Fabiana Beltrami, integrante do Grupo da Foto, estava com uma exposição de câmeras fotográficas antigas, onde explicava a relevância da fotografia e do olhar do fotógrafo aos visitantes. Ainda no espaço aberto, a equipe da Biblioteca Municipal Arno Viuniski caracterizou-se de personagens históricos da arte, como Van Gogh e Frida Kahlo, e de personagens do cinema, como Hermione Granger, Rainha de Copas e Charles Chaplin, para fazer a “Selfie-Obra-de-Arte” com o público.


No setor educativo, Alisson Farias, acadêmico de Artes Visuais da UPF, ministrava a oficina de Desenho e Narrativa, na qual o objetivo era direcionar a arte de seus participantes para que estes conheçam e desenvolvam o seu traço e o seu estilo próprio.

Gostou? Compartilhe