OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O fechamento do frigorifico da Cotrigo esta refletindo na economia de Estação e também nos municípios vizinhos. Com a contagem regressiva para o fim do seguro desemprego grande parte dos ex. funcionários segue na busca de colocação no mercado de trabalho. Os haitianos deixaram a cidade e foram para Passo Fundo. O comércio, principalmente o ramo da alimentação, teve as vendas reduzidas. A outrora falta de imóveis para alugar deu lugar à oferta. E não há perspectiva para o imbróglio gerado após o leilão.

 

I I

Chama atenção o fato que a crise econômica está longe de afetar o setor . No Tá na Mesa, promovido pela Federasul na quarta-feira (09), em Porto Alegre, Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru, e Antônio Bianchini, diretor executivo da Bianchini SA, falaram dos investimentos que estão fazendo no RS. A Languiru está investindo R$ 65 milhões na duplicação da planta de abate de aves em Westfália, no Vale do Taquari. Já a Bianchini S.A, que atua na extração de óleos vegetais e produção de farelos, projeta um investimento de R$ 250 milhões até 2024.

 

I I I

Na contramão da conjuntura econômica que coloca o setor frigorífico do Brasil na rota da demanda chinesa, a planta industrial localizada no Bairro Santana, em Estação, permanece com as portas cerradas. Além do gigante asiático, que desde o ano passado elevou a importação de todos os tipos de carne o mercado mundial segue em ritmo acelerado. Dirceu Bayer disse no encontro da Federasul que a China levara de cinco a seis anos para recompor seu plantel suíno. Mas nem tudo que brilha é ouro, e o dirigente cooperativista apontou a dificuldade na oferta de milho no RS, suprida pela produção do PR, MT e MS.

 

Curtas:

# A decisão do procurador do Estado Rodinei Candeia em abandonar as fileiras do Partido Progressista repercutiu em Getúlio Vargas.

# Candidato a deputado federal em 2018, Candeia foi o mais votado (14,33%) no município governado pelo correligionário Maurício Soligo.

# Na edição de quinta-feira (10) a jornalista Zulmara Isabel Colussi, editora de O Nacional, revelou na sua coluna trechos da carta que Candeia enviou a executiva municipal do PP de Passo Fundo.

# Também ouviu o presidente do diretório municipal dos progressistas que respondeu as críticas recebidas pelo autor da missiva.

# Para poder participar das eleições municipais de 2020, Candeia terá prazo até o mês de março para se filiar em um novo partido, e dentre as opções está o PSL.

# A porta da Delegacia de Polícia Civil de Getúlio Vargas continuará fechada nos feriados e finais de semana e as ocorrências atendidas pela DPPA de Erechim.

# A possibilidade da retomada dos plantões na DP instalada no antigo prédio da Caixa Econômica Estadual pautou uma reunião na noite de segunda-feira no auditório da ACCIAS.

# Conduzido pelo presidente do Consepro de Getúlio Vargas, Flávio Dalla Costa, o encontro contou com a presença de representantes do Consepro e dos poderes executivo e legislativo da microrregião, e representantes dos órgãos da segurança pública.

# As estatísticas das ocorrências realizadas nos finais de semana e registradas na DPPA de Erechim foram apresentadas por Diana Casarin Zanatta, titular da 11ª Delegacia Regional com sede em Erechim, e pelo colega Jorge Fracaro Pierezan, titular da DP local.

# Depois de Erechim, a maior cidade da região, Nonoai é que tem o maior número de ocorrências, seguida de Getúlio Vargas.

# No topo do ranking das ocorrências atendidas nos finais de semana estão fatos enquadrados na Lei Maria da Penha.

# A falta de pessoal é o principal motivo para que tudo fique como está, e as ocorrências dos sábados, domingos e feriados dos 36 municípios sob a jurisdição da Delegacia Regional registradas em Erechim.

Dito & Feito:

O vereador Nelson Henrique Rogalski (PP) teve aprovado na sessão realizada na noite de quinta-feira (10) solicitação de informações acerca da regularidade dos vendedores ambulantes que atuam no Calçadão da Praça Flores da Cunha, no centro de Getúlio Vargas

Gostou? Compartilhe