Forte calor dá lugar para temperaturas mais amenas

A previsão é de temperaturas amenas até o fim de semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O fim de semana foi marcado pelas altas temperaturas em Passo Fundo. O domingo alcançou a marca histórica de 34,8°,considerada a mais alta em 19 anos para o mês de outubro. A marca mais próxima ocorreu em 2012, quando os termômetros marcaram 34,5°.


Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, a diferença pode parecer pouca, mas em casos de calor ou frio extremos, milésimos fazem grande diferença.


O último final de semana também chamou atenção pelas mudanças bruscas de temperatura. A diferença entre a tarde de domingo (13) e segunda (14) foi de 22°. As mudanças ocorreram em função de uma frente fria que atingiu a região, causando chuvas, nebulosidade e ventos.
Os ventos de 55KM/h podem ter causado a queda de uma fachada no bairro Petrópolis. Um homem de 35 anos foi atingido pela estrutura quando saía do mercado Compre Bem. O vento deve permanecer forte no decorrer da semana, que será marcada por temperatura estável e clima moderado.


A previsão é de chuva até sábado, com condições que favorecem a formação de temporais. Na quarta-feira, as temperaturas devem permanecer amenas, com mínima de 15° e máxima de 24°. Na quinta-feira, o calor aumenta, com minimas de 18° e máxima de 28°, na sexta-feira as temperaturas se mantém estáveis, mas a chuva prevista deve ser a maior da semana.


Até o momento o índice está em 133mm em Passo Fundo, cuja média mensal é de 153mm. Outubro deve ser o primeiro mês com chuvas acima da média, devido às poucas chuvas dos últimos meses. A previsão é que até o fim do mês, a cidade conte com mais dias de chuva do que de sol, e com mudanças de temperatura ocasionais.


Ainda segundo Ivegdonei, as temperaturas devem se manter amenas até o fim de semana, sem grandes calores, no sábado as temperaturas devem marcar em torno dos 20°, e no domingo dos 17°.

Gostou? Compartilhe