OPINIÃO

Patrimônio histórico preservado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Estação Ferroviária edificada a mais de 110 anos no Km 123 da linha Marcelino Ramos – Santa Maria integra o seleto grupo formado pelas Estações de Canoas, Carlos Barbosa, Gaurama, Montenegro, Passo Fundo e Santo Angelo. Estas, e infelizmente outras poucas, recebem os cuidados necessários de preservação. Entre os anos de 1910 e 1935 ela se chamou Estação Erexim. De 1935 até 1989, Estação Getúlio Vargas, e após a emancipação, ocorrida em 21 de abril de 1988, Estação.

I I

Como em outras locais de parada das locomotivas para abastecimento de água e lenha, embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, um núcleo urbano se formou no seu entorno. Hoje o próspero município conta com uma população de 5.958 habitantes, segundo estimativas do IBGE. O último trem de passageiro parou junto a plataforma local a quase quarenta anos. Os de carga circularam mais alguns anos, até o serviço ser definitivamente interrompido pela permissionária.

I I I

A preservação destes lugares de memória, que no passado foram determinantes para o desenvolvimento econômico e social de inúmeras cidades do RS, merece a atenção do poder público. No ano de 2004 o município de Estação firmou comodato com o Ministério dos Transportes, e o local passou a abrigar a Casa de Cultura. Ao longo dos anos atividades cívicas, comemorativas, esportivas, entre outras, tem sido realizadas no espaço e no seu entorno.

I V

As obras de restauração da antiga Estação Ferroviária, que abriga o Cras, tiveram inicio em março e estão praticamente concluídas. Os recursos do Ministério de Desenvolvimento Social foram obtidos através de projeto do município e permitiram a substituição do telhado, restauração das aberturas, pintura e outras melhorias. Ciente da importância histórica e afetiva do local o prefeito Humildes Camargo (MDB) solicitou ao Ministério da Infraestrutura a doação de uma locomotiva. Que a iniciativa de trazer de volta os bancos da plataforma, o sino de bronze e o relógio de parede, e parte do mobiliário, se concretize.

 

Curtas:

 

# A ministra Tereza Cristina (DEM), da Agricultura, esteve em Chapecó na terça-feira (15) para a inauguração do novo frigorífico da Aurora.

# Com investimentos de R$ 268 milhões o Frigorífico Aurora Chapecó (Fach 1) se tornou a maior unidade de processamento de suínos do Brasil.

# A cooperativa presidida por Mário Lanznaster possui 29 mil funcionários, 65 mil famílias associadas, um plantel de 1.390 milhões de suínos, e processa diariamente 1,5 milhão de litros de leite.

# Com um aumento de 52% no mercado de exportações a Fach 1 é a única planta do Brasil projetada para exportar para os Estados Unidos.

# Atualmente a plana industrial abate 7.200 suínos a cada dia, o equivalente a 614 toneladas.

# Na solenidade o dirigente revelou que “depois de 2018 repletos de problemas, 2019 se apresenta como um ano de excelentes resultados para a indústria brasileira da carne, em razão do sucesso das exportações”.

# Denúncia oferecida pelo Ministério Público que apontou irregularidades na contratação de serviços mecânicos e aquisições de peças resultou na condenação em primeira instância do ex. prefeito de Centenário.

# Além de Wilson Carlos Lukaszewski (PP), que governou o município entre 2013 e 2016, foram condenados a ressarcir os cofres públicos uma ex. servidora, empresários e empresas instaladas no município.

# As investigações do MP apontaram entre outros dispensa de licitação e fracionamento dos consertos, com valores que superavam o do veículo.

Dito & Feito:

A delegada Nadine Farias Anflor, Chefe de Polícia do RS, será agraciada com a Medalha de Título Benemérito Águas do Abaúna. A homenagem é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas e a solenidade está agendada para às 19 horas de quarta-feira (24) no plenário da casa legislativa. Formada em Direito na UPF, a homenageada ingressou na Polícia Civil em 2004 e é a primeira vez que uma delegada comanda a instituição criada a mais de 175 anos.

Gostou? Compartilhe