Mais de 97% dos pais aprovam programa Uniforme Escolar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Desde que foi implantado, no ano de 2014, o programa da Prefeitura de Passo Fundo que distribui uniforme escolar para os alunos da rede municipal de Educação já beneficiou milhares de famílias. Isso, porque diminuiu o custo com a compra de roupas, uma vez que as crianças fazem uso do uniforme escolar diariamente.

 

Para avaliar a programa, a Secretaria de Educação realizou uma pesquisa com os pais. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário aos pais ou responsáveis pelos alunos, num processo dinamizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Inovações Educacionais, com a colaboração efetiva das direções e professores das escolas.

 

Como resultado, 97,96% respondeu que aprova o programa Uniforme Escolar. Em cinco anos, já foram distribuídas mais de 700 mil peças aos alunos, montadas em kits. Cada um dos kits contém roupas para uso no verão e no inverno.

 

“O programa do Uniforme Escolar é o resultado do esforço da gestão municipal em garantir não apenas o acesso de crianças a escola pública, mas a sua permanência. Trata-se de um programa que traz segurança às crianças, assegura economia às famílias, permite maior mobilidade aos alunos, controle social, equidade nos ambientes escolares e orgulho de pertencimento entre outras coisas. Associado a outros programas que a gestão pública oferece, o uniforme escolar traduz o significado maior do slogan ‘Cuidar da cidade é cuidar das pessoas’, sobretudo das nossas crianças”, salienta o secretário de Educação, Edemilson Brandão.

 

O início do programa
Para chegar até o momento da entrega dos uniformes, em abril de 2014, foram realizadas diversas etapas, sendo a primeira a criação das três coleções, desenhadas por alunos do curso Design e Moda da Universidade de Passo Fundo. Os modelos de uniforme, compostos por peças de inverno e verão, passaram então por apreciação e voto dos diretores de escolas municipais de educação infantil e fundamental, pais e alunos.

 

Durante o mês de julho de 2013 a Secretaria de Educação visitou 64 escolas municipais apresentando as coleções desenhadas pelos alunos do curso de Design e Moda da UPF. Desta forma, ficou definido pelo voto que o modelo a ser utilizado pela rede municipal seria o utilizado hoje em dia, com predomínio da cor azul, com detalhes em verde, lembrando a bandeira do município. Desenhado pelo então aluno da UPF, Felipe Alan Jacoby, a coleção recebeu o sim de 5.061 pessoas, das 9.437 aptas a participarem da votação.

Gostou? Compartilhe