De volta ao ar livre

Depois de quatro anos em espaço fechado, Feira do Livro de Passo Fundo volta a acontecer ao ar livre. ?EURoeLonão da literatura?EUR? já começou a ser montado no estacionamento aberto do Passo Fundo Shopping, que receberá o evento de 1ª a 10 de novembro

Por
· 3 min de leitura
Espaço já está sendo preparado para receber a 33ª edição da feiraEspaço já está sendo preparado para receber a 33ª edição da feira
Espaço já está sendo preparado para receber a 33ª edição da feira
Você prefere ouvir essa matéria?

Enquanto a chuva dava momentos de trégua na tarde dessa segunda-feira (28), no estacionamento aberto do Passo Fundo Shopping as mãos de dezenas de trabalhadores iam dando forma a uma estrutura que aos poucos se transforma no “Lonão da Literatura”. O espaço abrigará a 33ª Feira do Livro de Passo Fundo que, pela primeira vez em cinco anos, volta a se aproximar do seu formato original, ao ar livre. Considerado um dos maiores eventos literários da região, a feira se prepara para receber milhares de visitantes, entre os dias 1º e 10 de novembro, com o tema “Livro: Farol de Transformação”. A entrada é franca.

Essa é a primeira vez que a Feira do Livro acontece no Passo Fundo Shopping. Desde 2015 e até a edição de 2018, a iniciativa era promovida no Salão de Eventos do Bourbon Shopping. A transferência da estrutura para um novo local aconteceu depois que a organização do evento literário recebeu a notícia, em julho deste ano, de que o Bourbon havia decidido não mais ceder suas dependências para a realização de eventos externos. “Nós fomos pegos de surpresa. Tivemos que mudar tudo, começando pela data. No formato que estava sendo planejado inicialmente, era para acontecer de 4 a 10 de novembro. No Passo Fundo Shopping, estendemos em mais três dias a programação. Também tivemos que mudar toda a estrutura, porque antes era em um espaço fechado e, agora, é no estacionamento aberto. Voltamos às origens da feira: a lona”, explica a coordenadora da Feira do Livro e presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), Silvana Rovani.


O Lonão da Literatura conta com mais de mil e duzentos metros e cerca de 25 estandes, onde estarão instalados os espaços de livrarias associadas à Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF) – como a Delta Livraria e Papelaria, LEAX Livraria Espírita, Sebo Café e Livraria Outras Páginas –, além de empresas e instituições de ensino expositoras. Há ainda espaço reservado ao palco principal, sala para homenageados e um ambiente onde acontecem as sessões de autógrafos. Apesar da mudança de local não ter sido planejada, a coordenadora da 33ª Feira do Livro mostra-se otimista com o novo espaço. “Acho que, por ser novamente em uma lona, vamos retomar aquela magia de um evento ao ar livre. Tradicionalmente, espera-se que feiras literárias sejam em espaços externos. As melhores sempre são as que acontecem em lugares abertos. Há romantismo até mesmo nas incertezas do tempo, no correr para lá, para cá. Isso é a feira do livro”, observa. Associada à possibilidade de retomar o que Silvana descreve como a “magia ao ar livre”, ainda de acordo com ela, está a segurança que o espaço do shopping oferece.

Programação

A 33ª Feira do Livro de Passo Fundo inicia oficialmente nesta sexta-feira (1º), com a solenidade de abertura, prevista para começar às 19h, no estacionamento aberto do Passo Fundo Shopping. Entre as atrações, apresentação especial e inédita da Pattinare Escola de Patinação e apresentação da música tema do evento deste ano, escolhida através de concurso cultural em parceria com a Musiclass e Reduto Sonoro. A Feira do Livro fica aberta para visitação das 9h às 21h.

Neste ano, os homenageados são o escritor Pablo Morenno, como Patrono do evento; a professora Marta Borges, nomeada Educadora Emérita; o Hospital Beneficente Dr. César Santos (Hospital Municipal), escolhido como Amigo do Livro; e Francisco Antonino Xavier e Oliveira, homenageado in memoriam. Com entrada e atrações de graça, a 33ª Feira do Livro receberá ainda nomes como, Athos Beuren, Patrícia Godoy de Bairros, Letícia Nazareth, César Obeid, Eleonora Medeiros, Fabio Monteiro, Júlio Emílio Braz e outros renomes da literatura local e nacional.Os autores e outros participantes realizarão bate-papos, palestras, lançamentos, sessões de autógrafo, contações de histórias, apresentações artísticas, entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do evento.

Escritor Luiz Felipe Pondé não participará

Diferente do que constava na programação inicial, o filósofo e escritor, Luiz Felipe Pondé, não participará da 33ª Feira do Livro. O cancelamento foi feito pelo próprio escritor, via e-mail, onde ele afirmou que, “devido a compromissos pessoais e familiares”, não conseguiria se deslocar até Passo Fundo conforme havia acordado inicialmente. Pondé enviou um vídeo à coordenação do evento, pedindo desculpas aos leitores por não poder participar.

Campanha de arrecadação de livros

A ALPF realizará até o dia 10 de novembro, campanha de arrecadação de livros, os quais serão destinados ao Hospital Municipal, escolhido neste ano como “Amigo do Livro”. As doações deverão ser realizadas na Delta Livraria e Papelaria, LEAX – Livraria Espirita, Sebo Café ou Livraria Outras Páginas, e no “baú da literatura”, espaço que ficará disponível no evento literário. O objetivo da ação é criar um espaço lúdico, destinado aos pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, que visa o incentivo à leitura.



Gostou? Compartilhe