Alunos da escola Rita Sirotsky cultivam horta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Na Escola Municipal de Educação Infantil Rita Sirotsky, no bairro Santa Maria, os alunos cultivam uma horta com ajuda de pais e professores. A horta localizada nos fundos da escola já está dando resultados, e os alunos já colhem as verduras e os legumes que são preparados diariamente na cozinha da escola.


De acordo com o diretor da escola, Rudimar Gomes, a ideia da horta surgiu em uma reunião de pais. "Temos aqui na escola o projeto Escola de Pais, que traz profissionais de diversas áreas para conversar com os pais. Em um dos encontros uma nutricionista falou sobre a importância da alimentação saudável. Foi então que um dos pais deu a ideia de fazer a horta", comentou.


Mesmo que os alimentos da merenda escolar venham da agricultura familiar e o cardápio seja guiado para uma alimentação saudável, envolver os alunos no cultivo e cuidado da horta traz ainda mais significado. “Muitos alunos não comem salada em casa e aqui na escola comem porque eles plantaram”, observa Rudimar.


De acordo com o secretário de Educação, Edemilson Brandão, “além do carinho e das atividades lúdicas a criança precisa de uma alimentação saudável para aprender e se desenvolver como pessoa. Comer o que planta faz parte de uma estratégia de valorização das pessoas que se dedicam a produção de alimentos, a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde criança e das próprias aprendizagens decorrentes desta prática”. 

Gostou? Compartilhe