UPF deve receber 4, 5 mil candidatos para o Enem

Primeira prova acontece neste domingo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Faltando dois dias para a primeira prova do Enem 2019, a expectativa cresce e as dúvidas surgem. A prova será aplicada no próximo domingo, dia 3 de novembro. Até lá, os candidatos devem acessar o chamado cartão de confirmação - que traz o endereço de onde farão o exame.

 

Único local de prova em Passo Fundo, a Universidade de Passo Fundo, segundo informa o coordenador municipal do Enem, Teodomiro Toledo, tem a estimativa de receber 4.555 candidatos, com uma média de uso de 25 salas, nos cinco prédios disponibilizados pela instituição de ensino.

 

O cartão de confirmação pode ser acessado pelo aplicativo do Inep e pelo site da instituição. É necessário entrar na página do participante e digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

 

Não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação no dia da prova, de acordo com o Inep, responsável por aplicar o exame. Contudo, os organizadores recomendam, que todos os candidatos imprimam e levem o documento.



Balanço, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), calculado às 10h desta terça-feira (29), divulga que, dos mais de 5 milhões de candidatos confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio 2019, cerca de 20% ainda não consultaram o local onde prestarão a prova. 

 

Dia da prova

Nesta edição a prova acontece nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios, cerca de 5,1 milhões de inscrições foram confirmadas. A abertura dos portões inicia às 12h, com o fechamento dos portões às 13h. O início das provas está marcado para às 13h30, com o término das provas às 19h. O horário de término das provas é válido para o primeiro domingo do Enem. No segundo domingo, a prova terminará meia hora mais cedo, às 18h30.

 

No domingo (3), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 10, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e os presentes terão 5 horas para realizar o exame.

 

Esqueça a caneta azul: no Enem, só vale a preta
O portal oficial do Inep no Instagram, parafraseou o cantor e vigilante maranhense, Manoel Gomes, autor da música do momento, nas redes socias “Caneta azul, azul caneta, caneta azul tá marcada com a minha letra”, para alertar de forma descontraída, que a única caneta permitida para realizar o exame é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Lápis, lapiseiras e outros tipos de caneta também são proibidos, assim como celulares e relógios.

 

A divulgação do gabarito oficial e dos cadernos de questões é prevista para o dia 13 de novembro. No mês de janeiro de 2020 (o dia ainda será definido) ocorre a divulgação dos resultados individuais.

Gostou? Compartilhe