OPINIÃO

Contexto

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Rescaldo pós-eleitoral

Os vereadores Amilton José Lazzari, Jeferson Karpinski e Deliane Assunção Ponzi, integrantes da bancada do MDB, apresentaram na sessão ordinária na noite de quinta-feira (31) o pedido de informação 012/2019. Eles querem que o executivo disponibilize a documentação apresentadas pelos candidatos ao Conselho Tutelar, incluindo a comprovação de tempo de trabalho com crianças e adolescentes. Como ocorreu em municípios de todo o país, a campanha para a eleição realizada no dia seis de outubro também foi acirrada em Getúlio Vargas, incluindo pedidos de impugnação e demandas judiciais.

I I

Na eleição de 2015, e também nas anteriores, as vagas de conselheiros foram disputadas por candidatos apoiados por diferentes entidades. ONGs, movimentos sociais, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, partidos políticos, entre outros. Neste ano o aumento de candidatos ligados a Igrejas Evangélicas provocou a reação de diferentes setores, que utilizaram as redes sociais para mobilizar eleitores. A posse dos conselheiros eleitos acontece em janeiro próximo e seus mandatos se estendem até janeiro de 2024.

I I I

Além de exercer um cargo remunerado, o conselheiro tem poder de decisão nas políticas públicas sobre infância e da adolescência. A atividade muitas vezes rende influência política, servindo com frequência como trampolim para cargo eletivo de vereador, prefeito e vice-prefeito. E até para ocupar cargo em comissão, seja pela competência pessoal, seja para abrir vaga a um suplente de conselheiro. Organizadas pelos municípios as eleições tem o apoio dos Tribunais Eleitorais. No maior município da região está em curso investigação por supostas compras de voto. A máxima “são os interesses”, do saudoso Brizola, cabe como uma luva.

Curtas:

# A V Conferência Municipal da Cultura aconteceu na noite de terça-feira (29) no Salão de Atos do Centro Administrativo.

# O tradicional espaço cultura, batizado com o dia e mês do aniversário de emancipação do município de Getúlio Vargas passou por uma completa reforma.

# Com capacidade para quase duzentas pessoas, as obras de reforma se estenderam por quase dois anos incluindo os camarins, palco e banheiros.

# Com o tema “Sistema Municipal de Cultura: desafios e perspectivas para o desenvolvimento e valorização da cultura getuliense”, a conferência contou com a presença de autoridades e pessoas da comunidade ligadas aos diferentes segmentos da área.

# Além da aprovação do Regimento Interno foram debatidos os quatro eixos temáticos acerca da temática e apresentados os cinco titulares e suplentes indicados pela plenária.

# O Conselho Municipal da Cultura e o Fundo Municipal da Cultura de Getúlio Vargas foram criados em 2002, antecedendo os demais municípios que integram a Amau.

# Mais de 700 pessoas participaram do 1º Jantar da coligação Frente Trabalhista Popular no Ginásio de Esportes de Centenário.

# Governado pelo prefeito José Kolassa (PT) e o vice-prefeito Jacir Polinski (PDT), Centenário tem sido uma referência quando o assunto é gestão pública.

# O ex. governador Olívio Dutra, e os deputados Elvino Bohn Gass (PT) e Edgar Preto (PT), federal e estadual, respectivamente, participaram do encontro político.

Dito & Feito:

Já estão sendo montadas os estandes para a Expo Getúlio Vargas 2019, evento programado para os dias 14, 15, 16 e 17 de novembro e promovido pela Prefeitura Municipal ACCIAS e CDL.

Gostou? Compartilhe