Distrito de São Roque

Evento sobre Horticultura reúne representantes de 15 municípios

Escrito por
,
em
Cerca de 400 pessoas participaram da quinta edição do encontro

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir sua matéria?

Rastreabilidade na cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, pequenas frutas, adubos e adubação orgânica e otimização do manejo de plantas daninhas na olericultura foram os principais assuntos do 5º Dia de Campo de Hortaliças e 2º Seminário de Horticultura, realizados terça-feira (05/11), na comunidade São Roque, em Passo Fundo. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 15 municípios e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Passo Fundo, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sicredi.
A rastreabilidade foi assunto abordado pelo extensionista da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Teilor Schmidt. Ele esclareceu que o produtor deve fazer a rastreabilidade para atender à legislação, garantindo constar no rótulo de identificação informações que confirmem a procedência e a qualidade do alimento.

 


Após, um painel moderado pelo professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Luís Trevisan Chiomento, trouxe três temas para discussão. O primeiro tema, abordado pelo professor do curso do Agronomia da UPF, Alexandre Nienow, foi sobre pequenas frutas, em especial mirtilo, amora preta e fisalis. Nienow apresentou as vantagens e as dificuldades e a realidade dessas produções no Brasil. Após, o analista da Embrapa Suínos e Aves, Evandro Carlos Barros, falou sobre adubação orgânica e boas práticas ambientais. Por fim, o engenheiro agrônomo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão, Anderson Luís Nunes, abordou a otimização do manejo de plantas daninhas na horticultura. Na parte da tarde, as empresas parceiras, que estavam com seus estandes, puderam apresentar seus produtos e serviços para o público.

 


O evento de Horticultura, que está na quinta edição, busca mostrar as novas tecnologias e novidades disponíveis para esse setor, além de promover a integração entre os produtores e as empresas ligadas ao segmento das hortaliças. 
Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, o evento reforça a importância de se buscar conhecimento e tecnologias nessa área. “Temos compromisso com o agricultor familiar”, disse. Ele reforçou a importância das culturas da soja e do milho, mas que, para a agricultura familiar, a rentabilidade deve estar associada ao tamanho da área e da disponibilidade de mão de obra. 
Participaram também da solenidade de abertura o secretário municipal de Obras de Passo Fundo, João Antônio Bordin, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Airton Ferreira dos Santos, o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Planalto Médio, Ari Rosso, e o representante da Cresol, Luís de Jesus.

Gostou? Compartilhe