OPINIÃO

Fatos 13.11.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Articulação

O PSDB pode estar no governo do prefeito Luciano Azevedo, mas age fora do grupo que compõe os partidos da base quando o assunto é eleição 2020. O chefe de gabinete do deputado Mateus Wesp conversa com uma gama de outros partidos e o propósito é construir uma frente ampla para disputar a prefeitura. Na sexta-feira, conforme postagem nas suas redes sociais, Lucas esteve com lideranças que representam o PL, PP e Podemos. Sobre o PTB, cuja direção local afirma que está com Luciano, há uma linha de diálogo que transcende ao município. Wesp tem contato direto com o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Outro fator que terá efeito na campanha tem relação com as indicações a cargos do segundo e terceiro escalão do governo do Estado para Passo Fundo e região. O PSDB passa a comandar a coordenadoria regional de Saúde e também assume funções junto a FGTS/Sine.

((coluna zul)))

Antecipando o 13º

A Prefeitura de Coxilha pagou ontem a 2ª parcela do 13º salário ao funcionalismo do Executivo e Legislativo. Segundo o prefeito Ildo José Orth, PP, isso se deve ao equilíbrio fiscal e planejamento de fluxo de caixa, que, além de obras, investimentos e fornecedores, proporciona que o município consiga saldar rigorosamente em dia seus compromissos. A primeira parcela do 13º foi paga ainda no mês de junho. Orth destaca que a antecipação também é o reconhecimento ao relevante trabalho que os servidores prestam à comunidade.

Palestra

O senador Lasier Martins virá a Passo Fundo para uma reunião-almoço, no dia 25 de novembro, às 12h, no Clube Comercial. O tema da palestra será "O Congresso Nacional em 2019 e o Brasil em 2020". A promoção é da ADCE,  Acisa, Sindicato rural, Academia Passo-fundense de Medicina, Sindilojas e CDL.

DPVAT I

A manchete que circulou em todos os portais ontem e que deve ter desdobramentos hoje revela que a Medida Provisória extinguindo o DPVAT afeta diretamente o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar. O deputado federal é presidente do conselho de administração da seguradora Excelsior, adquirida na década de 1990. De janeiro a junho deste ano, a empresa intermediou o pagamento R$ 168 milhões em indenizações relacionadas ao seguro, segundo relatório de auditoria da Líder DPVAT.

DPVAT II

A primeira notícia foi dada pelo Jornal Estado de São Paulo e logo em seguida repercutida por todos os veículos. E a pergunta é inevitável: estaria o presidente, através desta medida, tentando atingir o mais novo desafeto? Se for, Bolsonaro, mais uma vez, compactua com hábitos  os quais sempre condenou e definiu como a velha política. Aliás, prometeu acabar com ela no seu governo.

Preventiva

Partidários do ex-presidente Lula também criticaram a elevação do tom de seus discursos, depois que deixou a carceragem, na sexta-feira da semana passada. Ontem, o MBL protocolou pedido de prisão preventiva do ex-presidente e do ex-ministro José Dirceu, no Ministério Público Federal, respaldado pela Lei de Segurança Nacional.

@jose_simao

“Olha, pegar uma prefeita boliviana, cortar o cabelo, pintar o corpo e obrigá-la a desfilar pela cidade se chama nazismo. Era isso que os nazistas faziam com os judeus! O problema não é o Evo ter saído, o problema é quem tomou o poder!”

Pacote

O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o líder do governo Frederico Antunes convidaram pessoalmente os deputados aliados para um café da manhã com o governador Eduardo Leite, para esta quarta-feira. Pacote do funcionalismo está pronto e a hora será de convencimento da base para aprovação.

Retratação

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê direito de resposta para postagens realizadas por usuários de redes sociais. Para a divulgação da retratação por estes meios, deverão ser empregados os mesmos recursos utilizados para a prática do crime, que hoje é aplicada nos veículos de comunicação formais. Medida importante para acabar com o vale tudo nas redes (anti)sociais.

 

Gostou? Compartilhe