OPINIÃO

Fatos 26.11.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Mudanças no trânsito

A secretaria municipal de Segurança e Trânsito está promovendo mudanças no trânsito para melhor o fluxo de veículos em algumas regiões. Uma delas já está funcionando: a Rua São Paulo, na Vila Santa Maria, está com sentido único no trecho entre a Cel. Pelegrini e Aspirante Jenner. Outras alterações serão substanciais na Avenida Presidente Vargas, próximo ao City Hotel. A rua Carlos Gomes, que fica ao lado do edifício Dom Guilherme, vai mudar o sentido. Ela passa a acessar a Avenida Presidente Vargas e, para tanto, será instalado um semáforo. O motorista poderá pegar a direita para o centro ou atravessar a via e pegar a esquerda em direção ao Bairro São Cristóvão. A rua Anibal Bilhar, que antes dava a possibilidade de o motorista cruzar a Avenida para acessar em direção ao centro, só dará acesso a direita em direção ao bairro. Também vai mudar o sentido da Campos Salles, ao lado do prédio do antigo Zaffari. Hoje ela dá acesso a Presidente Vargas. A partir da mudança ela poderá ser acessar pela Presidente Vargas em direção a Cel Pelegrini. O secretário João Darci Gonçalves da Rosa, disse que a intenção é reduzir o conflito naquela região e melhorar o fluxo.  

Encontro

O senador Lasier Martins (Podemos) chegou em Passo Fundo, onde fez mais de 30 mil votos na eleição de 2014, ainda no domingo à noite. Ontem ele palestrou numa reunião-almoço conjunta de várias entidades empresariais. Mas ainda no domingo teve um encontro reservado com algumas lideranças como representantes do Sindicato Rural, direções dos hospitais de Clínicas e São Vicente e um grupo de empresários.  O encontro foi articulado pelo deputado Mateus Wesp, PSDB. Também participou o pré-candidato a prefeito Márcio Patussi, PDT (partido de origem e pelo qual Lasier se elegeu senador) e Lucas Cidade que mantém a pré-candidatura a prefeito pelo PSDB. O encontro foi uma demonstração da capacidade de articulação que tem o grupo de Wesp. E capacidade de articulação é demonstração de força. O PSDB está no jogo e não vem para brincar.

Segunda instância

Em entrevista a Rádio UPF ontem de manhã, o senador disse que os parlamentares buscam romper a tentativa de não votar tanto o projeto de lei (no Senado) quanto a proposta de emenda constitucional (na Câmara) para estabelecer como regra a prisão em segunda instância. Disse que Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, ambos presidentes das Casas legislativas, trabalham para deixar o tema para o próximo ano.

Reformas em 2020

Sobre as demais reformas, administrativa e tributária, Lasier  também afirmam que elas ficam para o próximo ano. Isso representa dizer que, Imposto de Renda para pessoas físicas continua do jeito que está, com defasagem subindo a estratosfera e sem limites justos para o pobre do contribuinte.

Greve do magistério

Há muito não se via uma mobilização tão grande do magistério. O pacote do governador Eduardo Leite mexeu com a categoria. A greve é real e interpõe o seu peso. A ameaça do governador de cortar o ponto é sintoma de que está incomodando. O que mais chama a atenção são os municípios pequenos. Em Casca, por exemplo, a mobilização é de 100% e ganha apoio de segmentos do comércio. Cartazes nas vitrines das lojas demonstram isso.

Gostou? Compartilhe