OPINIÃO

Demanda por aluguel deve ser maior em 2020

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Historicamente, os meses entre dezembro e março são marcados pelo aumento na procura por imóveis para locação em Passo Fundo. A divulgação dos aprovados nos vestibulares, pelas instituições de ensino superior da cidade, faz a demanda por kitnetes e apartamentos disparar neste período, todos os anos. Porém, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores, se comparados ao verão passado.

 

A implantação do 9º ano pelas escolas de ensino fundamental fez com que tivéssemos menos estudantes prestando vestibular no último ano. Algo que na época ainda foi compensado pela atração de muitos profissionais proporcionada pelo Passo Fundo Shopping. Agora, com a conclusão do processo de inclusão do 9º ano, as universidades já registram um volume bem superior de matrículas. Mais matrículas, mais estudantes em Passo Fundo e, consequentemente, uma procura maior por imóveis para locação. Um contexto muito oportuno para quem tem um imóvel vazio e deseja rentabilizá-lo a partir de agora.

 

Melhor ainda para os proprietários de kitinetes ou apartamentos de um dormitório, no centro da cidade ou próximo às universidades. Os já mobiliados têm destaque ainda maior entre o público jovem, justamente por facilitarem a mudança de cidade. Mas ainda que sejam os principais clientes nesse período, os universitários não são os únicos a movimentar o mercado imobiliário local. Ainda temos um fluxo grande de pessoas que chegam na cidade para trabalhar, além de clientes que já moram de aluguel mas aproveitam as férias de verão para buscarem imóveis maiores, mais bem localizados, ampliando a demanda por casas ou apartamentos de dois ou até três dormitórios.

 

Portanto, é hora de aproveitar ao máximo o momento para incluir o seu imóvel na carteira dos mais procurados. Se ele já tem potencial por estar na categoria e região mais requisitada, mas ainda não está atrativo suficiente para disputar no mercado, vale dar uma investida na infraestrutura. O básico você já sabe: limpeza e reparos necessários para a completa funcionalidade do imóvel são imprescindíveis. Mas no caso de um orçamento extra disponível, avalie a possibilidade de mobiliá-lo pelo menos com os itens mais básicos de cômodos como cozinha, banheiro e dormitório. Além de sobressair o seu imóvel frente a outros ainda vazios, uma mobília bem planejada pode somar no valor final da locação.

 

Lembre-se que a “safra” de locações acima da média é momentânea. Passado o prazo de validade, o mercado volta à normalidade e os imóveis que não foram locados a tempo podem demorar um pouco mais para serem liquidados. Então investir tempo e dinheiro, principalmente nessas circunstâncias, significa garantir retorno a curto/médio prazo.

 

Para obter um rendimento saudável através da locação de imóveis, o trabalho de uma boa imobiliária faz toda a diferença. Sabemos bem disso na Bortolini Imóveis, por isso oferecemos uma série de garantias aos proprietários. Tudo começa com um excelente trabalho de divulgação, com investimento em mídia online, nas principais redes sociais e canais de busca na internet, um site com mais de 20 mil acessos mensais, além de termos espaço consolidado nos classificados dos jornais impressos da cidade.

 

Na intermediação, garantimos o pagamento em dia, além de contarmos com outras diversas opções de garantia no caso de inadimplência que, inclusive, é baixíssima (abaixo de 1,5% em uma carteira com mais de 1.500 imóveis locados). Sem contar, é claro, em todo o trabalho de vistoria e manutenção que é realizado a fim de garantir a completa conservação do imóvel durante todo o contrato de locação.

Gostou? Compartilhe