OPINIÃO

Fatos 10.12.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Parque Wolmar Salton

A minuta do projeto que pretende dar destino à área do Parque Wolmar Salton, conhecido como Parque da Efrica, saiu da Secretaria do Desenvolvimento e agora passa por análise técnica na Procuradoria Geral do Município. O modelo deve se assemelhar à solução dada ao Ginásio Teixeirinha: sob a forma de chamamento público, não onerosa, mas com encargos. Isso significa que quem vencer o processo se compromete, dentro de um determinado período de tempo, manter conservada e promover melhorias na estrutura do Parque. Diferentemente do modelo implantado na Gare: uma cessão onerosa e com encargos. Em setembro, o prefeito Luciano Azevedo anunciou que o município não vai mais colocar dinheiro público para melhoria do Parque. O custo mensal de manutenção da estrutura é de R$ 13 mil e a reestruturação do espaço implicaria em grande investimento. A proposta de conceder à iniciativa privada foi aprovada pelo Conselhão e o projeto deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores, senão este ano, no começo do próximo.

Critérios

 O Parque Wolmar Salton não é mais utilizado há anos, mas a área tem potencial para abrigar vários empreendimentos privados, desde que não agridam ao meio ambiente, por estar próximo de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. Os critérios estarão colocados no projeto a ser enviado à Câmara.

Republicanos

O Partido Republicanos deve compor a aliança em torno do candidato que o prefeito Luciano Azevedo apoiar em 2020. A reafirmação deste compromisso foi feita durante encontro do diretório municipal com lideranças que compõem a nominata de candidatos a vereador. O presidente do partido, Josemar Mazzaro, disse que o Republicanos trabalha com uma lista de 20 pré-candidatos. “Apresentamos alguns dos nossos pré-candidatos, reafirmando nossa intenção de aumentar a bancada para a próxima legislatura”, ponderou. O vereador Leandro Rosso disse que a nominata tem força por ser formada por lideranças envolvidas em causas sociais e culturais da cidade. “Estaremos junto com o candidato do prefeito Luciano em mais essa eleição”, enfatizou. 

Presença

O encontro do Republicados contou com a presença da deputada estadual Fran Somensi, que estava na cidade realizando uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul.

Oferta e procura

O consumidor é o agente regulador do mercado. Na prática, é a velha e boa lei da oferta e da procura. Primeiro, pode pesquisar preço e optar sempre pelo mais em conta levando em consideração a qualidade; segundo, pode substituir o produto por outro; terceiro, pode deixar de comprar. Portanto, não se assustem com o preço da carne: o consumidor tem a faca na mão para escolher o corte que quiser.  

Orçamento

O Executivo tem até o dia 20 de dezembro para encaminhar os vetos às emendas dos vereadores ao orçamento de 2020. Os vereadores esperam receber antes do prazo para analisar com tempo antes do recesso.

Posse

O vereador Saul Spinelli, PSB, toma posse na presidência da Câmara no próximo dia 26 de dezembro, em sessão especial programada para às 19h. Em acordo com os demais vereadores, optou-se por fazer a posse solene depois do Natal. Legalmente, Spinelli começa a responder como presidente da Casa, a partir de 1º de janeiro de 2020.

Gostou? Compartilhe