OPINIÃO

Fatos 11.12.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Feito histórico

A inauguração da nova escola de ensino fundamental do bairro Santa Marta, ontem de manhã, foi muito comemorada pela comunidade. Vai atender a 800 alunos, através de práticas pedagógicas que se diferenciam do ensino tradicional. É a prioridade na educação saindo do discurso para a prática, exemplo que todos os governantes deveriam tomar para si. É também um marco na inovação e também um feito da Prefeitura em tempos de crise, ao assegurar investimento de quase R$ 4 milhões. Esta é a maior escola entregue na região, em 15 anos. Luciano Azevedo faz história ao se destacar como o prefeito que mais escolas novas entregou em Passo Fundo. Já são 17 inauguradas e duas em obras. No discurso, não escondeu a alegria e fez um pedido para que a comunidade ajude a cuidar do equipamento público entregue ontem.

Panela de pressão

A mobilização de várias categorias dos servidores estaduais foi consolidada ontem com o ato unificado realizado em Porto Alegre. A pressão chegou com tudo na Assembleia Legislativa. O ato foi parar nas galerias e os gritos do lado de fora ecoaram por salas e corredores do Parlamento Gaúcho. O MDB, a maior bancada aliada do governador Eduardo Leite, ratificou a posição da semana passada, de não votar o pacote neste mês de dezembro. O deputado Gilberto Capoani acredita que o governo deve recuar no regime de urgência da proposta de mudança do plano de carreira do magistério e apresentar aterações nos demais projetos, na tentativa de votar alguma coisa ainda neste ano.

Destaque Empresarial

O evento já se tornou tradicional em Passo Fundo. Realizado pelo Jornal O Nacional, desde o início dos anos 2000 , vai reunir na noite desta quarta-feira empresários e lideranças que se destacaram no ano que passou com duas novidades: a primeira delas é o reconhecimento pela dedicação do empresário Fernando Miranda ao Instituto Histórico Regional, com a distinção Responsabilidade Social, que passa a fazer parte do Destaque a partir de agora. Fernando e toda a equipe do IHPF não medem esforços para manter firme um legado que iniciou lá nos idos de 1957 e por onde passaram figuras como Veríssimo da Fonseca. A outra novidade é que os convidados do evento terão oportunidade de ouvir o empresário e publicitário Gil Kurtz da Agência Vossa. E o tom da conversa será este: “Não acredite em determinismo. Acredite em empreendedorismo”.

Amarelo piscante

Já foi instalado o semáforo na Presidente Vargas com a Rua Carlos Gomes. Essa rua vai mudar o sentido: hoje, o motorista que está na Presidente Vargas, pode acessar a Carlos Gomes. O semáforo que vai controlar o sentido inverso na via está em amarelo piscante, mas só entrará em operação em 2020, depois das festas de fim de ano. Também haverá mudança de sentido na rua Campos Salles, que passará a receber o tráfego da Presidente Vargas.

Plebiscito

O fim da exigência de plebiscito para a venda de qualquer estatal passou por discussão de audiência pública conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. O pedido foi feito pela deputada Juliana Brizola (PDT), que discorda da PEC. A proposta que acaba com o  plebiscito é do deputado Sérgio Turra, (PP). Se a PEC avançar, o caminho se abre para a privatização do Banrisul.  

Gostou? Compartilhe