OPINIÃO

Méritos a quem merece

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Instalado na década de 1950 no embalo do desenvolvimentismo econômico do governo JK, o Aeroporto Municipal de Getúlio Vargas viveu seu período de ouro até meados dos anos sessenta do século passado. Nas festividades do jubileu de prata do município realizadas no ano de 1959, a economia local ocupava lugar de destaque no cenário brasileiro A sólida indústria, representada pelos curtumes Erê e Riograndense, e também da Cervejaria Serramalte, se valeu dos serviços aeroportuários. De igual modo a Cooperativa Tritícola Ltda., fundada no dia 04 de agosto de 1957, sua coirmã, a Cooperativa de Produção de Banha Santana, em atividade desde março de 1935, e outras tantas. A ferrovia continuava sendo o modal mais importante e o rodoviário ainda esperaria mais de duas décadas até a inauguração da RS-135.

I I

A documentação para sua criação foi entregue pelo prefeito Otilo Borgmann ao presidente João Goulart durante audiência no Palácio do Planalto. O Aero Clube Getúlio Vargas obteve sua homologação junto ao V Comando da FAB. No início dos anos sessenta a Escola de Pilotagem local contava com um significativo número de alunos e três aeronaves Paulistinha. A conjuntura política imposta a contar de 1º de abril de 1964 jogou uma pá de cal no projeto e os aviões recolhidos para a Base Aérea de Canoas. A Estação de Passageiros e a pista de pouso e decolagem permaneceram em uso, como no transporte urgente de pessoas enfermas, e visita de autoridades das esferas federal e estadual. O hangar abrigou por décadas o avião do empresário Eli Abel Mazzoleni, que utilizava o espaço com frequência. De igual modo outros pilotos locais.

I I I

Há cerca de quatro anos o então prefeito Pedro Paulo Prezzotto propôs que a área no entorno do aeroporto, que vem sendo arrendada pelo município, fosse permutada ou vendida. Na audiência pública para debater o assunto surgiram propostas alternativas. Acabou prevalecendo a de um grupo de pessoas que em 2007 fundaram a Associação Aero Desportiva de Getúlio Vargas (ADGV). Com a aprovação do poder legislativo, o governo municipal firmou um termo de comodato com a ADGV, que desde então realizou inúmeras melhorias. A Casa de Passageiros foi reformada e inúmeras obras garantiram a retomada da pista de pouso e decolagem. Um memorial está sendo preparado para o local. Tramita na ANAC processo para a homologação do cadastro do aeródromo, instalações e equipamentos de auxílio de navegação aérea para atender a aviação civil.

Curtas:

# A região segue no projeto de expansão da Cooperativa Santa Clara, com sede na cidade serrana de Carlos Barbosa.

# O primeiro passo foi com a aquisição da indústria de lacticínio que pertenceu a Cotrigo, instalada na cidade de Getúlio Vargas.

# A Santa Clara também recebeu no seu quadro social mais de 700 produtores de leite e desde então vem fomentando o setor.

# Na cidade de Estação instalou seu Mercado Agropecuário no número 1400 da Av. Lido Tagliari, e comprou as instalações do antigo Super Cotrigo, abrindo o Supermercado Santa Clara.

# O mesmo se deu com as granjas de produção de leitões localizadas em Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul e Sertão.

# Nesta quarta-feira (11), a cooperativa presidida por Rogerio Bruno Sauthier deu o único lance no segundo leilão do Complexo Frigorífico da Cotrigo, realizado por Oro Leilões.

# Nos próximos dias todas as atenções se voltam para a decisão do Juiz do Trabalho de Erechim que deverá homologar a aquisição feita em hasta pública.

# Devido a prudência que o caso exige não houve até o fechamento da coluna nenhuma manifestação por parte da Santa Clara quanto ao negócio.

# Já é possível visualizar a revitalização do frigorífico, o fluxo de funcionários, a entrada da matéria prima, e a expedição de carnes e embutidos, agora com a logomarca Santa Clara.

# O prefeito Mário Luiz Ceron anunciou nesta semana que o município de Ipiranga do Sul receberá uma emenda parlamentar de R$ 100 mil.

# Os recursos da emenda do deputado Afonso Hamm (PP) é para a compra de uma retroescavadeira 4x4 para ser utilizada pelo patrulha agrícola.

# Na sessão do dia cinco de dezembro, presidida pela vereadora Liane Ládia Karpinski (PDT), a Câmara aprovou por unanimidade o projeto que estima a receita e autoriza a despesa do município de Floriano Peixoto.

# O mesmo se deu com o requerimento do vereador Martinho E. Piva (PTB) que solicita do executivo a cópia do edital de licitação do trator de esteira.

Dito & Feito

Na programação dos 85 anos do município de Getúlio Vargas a Câmara Municipal realizou na noite de ontem a solenidade de entrega do Troféu Destaque Econômico 2019.

Gostou? Compartilhe