OPINIÃO

Fatos 14.12.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Reflexos no PIB

O resultado do PIB de Passo Fundo, medido em 2017, não era o que estava sendo esperado pelo Executivo. O município apostava em manter-se na 6ª posição ou subir para 5ª no ranking. A retomada da industrialização de Caxias do Sul e a melhora em quatro posições de Triunfo, que tem o segundo maior PIB per capita do país, atrapalharam o desempenho. Passo Fundo fica em 8º na lista das dez maiores economias do Estado, o que não reduz a força e potencial do município no contexto estadual. Algumas variáveis que começam a ser analisadas tecnicamente podem ter contribuído para o resultado. Uma delas, o fechamento de indústrias como a Manitowoc, que deixou de operar em 2016, o Frigorífico Minuano e a crise da Semeato. Na medição de 2017 não temos computados os resultados de novos empreendimentos na cidade, que só vieram em 2018 e cujos reflexos se posicionam mais efetivamente a partir de 2019: o Passo Fundo Shopping e a Mega Loja Havan. Os investimentos na ampliação da BSBIOS e na sua capacidade produtiva, anunciados em 2019, também serão sentidos mais tarde e terão impactos no segmento da indústria, com peso para puxar o PIB. E só lembrando que o PIB de 2018 vai aparecer em 2020 e o de 2019, em 2021.

Impressionante

Os números de São Paulo são impressionantes. O PIB da capital paulista equivale a 4,3 mil municípios brasileiros, ou 77,3% das cidades que somam5.570 municípios. Segundo o IBGE, a capital paulista concentra 5,8% da população, ao passo que esses 4.305 municípios reúnem 23,9% dos brasileiros.

Agenda dos partidos

O PL realiza neste sábado, 14, um jantar no CTG Osório Porto, por adesão. Confirmada a presença do presidente estadual do partido, deputado federal Giovani Cherini, além do pré-candidato a prefeito Valdair Gomes de Almeida e pré-candidatos a vereador.

O PCdoB faz no domingo, dia 15, às 18h, o lançamento do ‘Movimento 65’ em que estimula a construção de candidaturas populares, comprometidas com o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros. A atividade será no Rito Espaço Coletivo.

Na quinta-feira, dia 19, o PSC – Partido Social Cristão, fará a apresentação da executiva, filiação partidária e apresentação dos pré-candidatos Cláudio Dóro a prefeito e João Campos a vice-prefeito. Será às 19h30, na Câmara de Vereadores.

Dias decisivos

Servidores do Ministério Público Estadual se unem a outras categorias do funcionalismo para protestar contra o pacote do governador Eduardo Leite. Na segunda-feira os policiais civis começam uma greve. O magistério rejeitou alterações propostas no projeto da categoria e promete assembléia ampliada na terça-feira, 17, em Porto Alegre, quando o pacote começa a ser debatido em Plenário na Assembleia Legislativa. Fim de ano nada fácil pelos pagos do Sul.

 

 

Gostou? Compartilhe