OPINIÃO

Teclando

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Reta final

Após a perna do vento do inverno e da perna base da primavera, chegamos à reta final do verão. O início será às 01h19 do próximo domingo. Isso, claro, não foi determinado por nenhum decreto ou projeto de lei. Então, antes que algum político assuma a paternidade do verão, é bom deixar bem claro que o início da estação é marcado pelo solstício de verão. É quando o movimento de translação da Terra atinge uma inclinação com maior incidência de raios solares. Assim, aqui no Hemisfério Sul inicia o verão, enquanto na outra metade da laranja em que vivemos será o inverno. Já se o planeta fosse plano, como insistem alguns fora de órbita, a Terra seria chata e, certamente, a vida uma chatice. Mas, voltando à nossa esférica laranja, antecedendo à nova estação, já estamos em alucinante correria. Dezembro é o mês em que fazemos tudo aquilo que deixamos de fazer nos onze meses anteriores. As confraternizações das empresas e entidades também ficaram todas para dezembro. Ah, nesses dias ainda temos amigos-secretos e suas revelações nem tão secretas assim.

Dezembro é o mês das revisões do corpo e do carro, lotando consultórios e oficinas. Também é nesta época em que a balança e o espelho estão em alta, pois, ao que parece, há uma corrente pelo emagrecimento coletivo. Isso, claro, porque calor, praia, bronzeado e roupas encolhidas deixam o verão mais ousado. Parece que gotas de Tabasco respingaram no calendário. Assim, os pensamentos estão focados no melhor aproveitamento deste período que conhecemos como época das férias. Mas, respire fundo e mantenha a calma. Antes do Ano Novo é o Natal que nos espera. E todos correm para reforçar o conteúdo do saco que Papai Noel carregará na noite de 24 de dezembro. Festa em família, mesa farta e azar do peru. E, claro, na sequência de celebrações efusivas, chega o Reveillon com muitas simpatias, brindes, mesa repleta e azar do leitão. Então, nestes dias em que o verão mostra a sua cara, alinhamos tudo para o final de ano. São os preparativos para tocarmos com segurança a pista do próximo ano. Em Passo Fundo já estamos na reta final, como indicou a agitação do final de semana. Movimento nos shoppings, lojas abertas no domingo e entramos na contagem regressiva para cruzar a cabeceira de 2020.

Na Independência
Sexta passada, tivemos a festa de seis anos do Maktüb. Lá estive acompanhado pelo Fernando que reencontrou seu amigo Carlinhos Carneiro, da Trinca do Rock. Conversamos com o Cassiano sobre os dois anos do Maktubinho e mais quatro de Maktubão. O show começou com o Alemão Ronaldo e seu estilo ‘retornando a pé de Woodstock’. Depois Everton Cunha mostrou que ainda é o Mr. Pi. Então Carlinhos entrou no rock e agitou. Aliás, moeu. E como estávamos na Independência, depois fomos ao Batatas, onde Mr. Pi subiu no Menor Palco do Mundo©. E logo todos desceram até o Bokinha para um irresistível Maracanã. Afinal, estávamos na Independência.

Aldo
As atenções de hoje na Mesa Um estarão voltadas para o Aldo Battisti, que atinge a marca de oito ponto zero. Ele é detentor do único cargo de confiança da confraria: Convocador Oficial. Sim, Aldo é o responsável por listar, convocar e informar sobre nossas assembleias. Também é o guardião da seleta listagem de nomes e telefones, além de disponibilizar todas as estatísticas sobre os encontros da Mesa Um. E, não bastando tudo isso, Battisti realiza as convocações na mais absoluta discrição, cumprindo o dever de convidar os nomes certos e deixar passar em branco os duvidosos. Ufa, que missão! Abraço, Aldo.

Magno
É grande a expectativa pelas previsões dos búzios de Carlos Magno para 2020. O ano será regido por Oxalá, Xapanã e Oxum. Ou seja, indícios de que teremos muita paz, brilho e saúde. Mas, claro, vamos aguardar pelas previsões do Painho.

Trilha sonora
Compositor, cantor e multi-instrumentista o italiano Toto Cutugno - L'ete Indien
Use o link ou clique o QR code
https://bit.ly/2S2QZsS


Gostou? Compartilhe