OPINIÃO

Profissionais da maior grandeza

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Como em qualquer atividade profissional o jornalismo proporcional vivências marcantes. Algumas delas já foram compartilhadas com os leitores neste espaço. Ao longo da semana acompanho com satisfação a viagem do jornalista, escritor e fotógrafo Salus Loch pelo leste europeu. Na segunda-feira (27) ele esteve na Polônia para a programação alusiva aos 75 anos da libertação do campo de concentração, promovida pelo Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau. Ao lado de jornalistas de diferentes nacionalidades participou na cidade de O?wi?cim, nas proximidades de Cracóvia, de um encontro com mais de uma dezena de vítimas do Holocausto, E reencontrou Lidia Maksymowicz, sobrevivente do campo de concentração, a quem havia entrevistado numa viagem anterior.

 

I I

Conheci Salus Loch na segunda metade da década de 1990 na redação do extinto jornal A Voz da Serra. A primeira impressão que tive do então estudante secundarista, que se apresentou como escritor, foi a melhor possível. Sob a batuta do veterano José Adelar Ody passou a integrar a equipe de profissionais do periódico dirigido pelo saudoso Gilson Edy Carraro. Salus concluiu o ensino médio, cursou jornalismo e direito, e construiu uma sólida carreira profissional Sua coluna Olhos de Águia publicada agora no único jornal impresso na cidade de Erechim é leitura obrigatória. Ele também presta serviço de assessoria de imprensa e teve artigos publicados em revistas de circulação nacional.

 

I I I

A jornalista Andressa Colet, da Rádio Vaticano, entrevistou o colega e conterrâneo Salus Loch no último final de semana. Com o título “Vamos parar de odiar o próximo”, a entrevista pode ser lida e ouvida no site Vatican News. Integrante da primeira turma do curso de comunicação social da UPF e com pós-doutorado pela Universidade de Roma "La Sapienza", Andressa é uma profissional que orgulha a todos. Ainda antes de retornar ao Brasil, matérias com a lavra de Salus, sobre o que presenciou na Polônia, e também na visita realizada em Chernobyl, na Ucrânia, vão ser publicadas na imprensa gaúcha.

 

Curtas:

# O Plano Municipal de Saneamento Básico de Getúlio Vargas está entre as prioridades neste último ano do governo Soligo (PP) – Pasa (PP).

# O decreto federal nº 7.217/2010 estabeleceu o prazo de 2018 para que todas as cidades elaborassem seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

# Levantamento do Ministério das Cidades realizado em 2018 constatou que de cada 10 municípios apenas três haviam elaborado seus PMSB.

# Com espetacular atraso a iniciativa busca reverter a recorrente prática de destinar de forma incorreta o esgoto sanitário, a drenagem urbana, e outros.

# É oportuno lembrar que o PMSB deve estar em acordo com outros instrumentos e planos setoriais, como o Plano Diretor do Município.

# Na terça-feira (28) o prefeito Maurício Soligo (PP) e o Secretário Municipal do Meio Ambiente Daniel Fernandez (PP) foram recebidos pelos Diretores de Expansão e Operação da Corsan.

# Na pauta do encontro realizado em Porto Alegre, a coleta e o tratamento do esgoto da cidade e o cumprimento do contrato de prestação de serviços ao município.

# A expansão imobiliária no centro e bairros de Getúlio Vargas revela o desenvolvimento da localidade, mas também cria demandas, dentre as quais o abastecimento de água e o saneamento.

# A rápida mobilização no atendimento aos torcedores do Pelotas, feridos no acidente ocorrido no Km 70 da RS-135 na noite de quarta-feira (29), merece os elogios recebidos.

# A rapidez e o número de ambulâncias da Samu, Unimed, Cidadã, entre outras, dos Bombeiros, BM. Comando Rodoviário e da Força Voluntária do Alto Uruguai e Passo Fundo foi determinante.

# O atendimento dos profissionais dos hospitais de Erechim, Getúlio Vargas e Passo Fundo garantiu a integridade dos mais de 25 feridos. Alguns com gravidade.

 

Dito & Feito

O prefeito Mário Luís Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, foi eleito presidente da Amau – Associação dos Municípios do Alto Uruguai. A assembleia foi realizada na tarde de quinta-feira (30) na sede da entidade em Erechim e contou com a presença dos 32 prefeitos membros.

Gostou? Compartilhe