Passo-fundense será oficializada Embaixadora do Riso

Lucia Görgen recebe título da Laughter Yoga International

Por
· 3 min de leitura
Lucia Görgen: "o riso libera endorfinas que reduzem o estresse e estimulam o sistema imunológico".Lucia Görgen: "o riso libera endorfinas que reduzem o estresse e estimulam o sistema imunológico".
Lucia Görgen: "o riso libera endorfinas que reduzem o estresse e estimulam o sistema imunológico".
Você prefere ouvir essa matéria?

É comum ouvir por aí que “rir é o melhor remédio”. Embora difundida como uma simples uma expressão popular, a afirmação tem certo embasamento. Foi pensando no potencial curativo da alegria que, no ano de 1995, o médico indiano Madan Kataria criou a Laughter Yoga – ou, na tradução para o português, a Yoga do Riso. O conceito estimula o riso como um exercício, que pode ser praticado por movimentos corporais e contatos visuais. Em Passo Fundo, a prática tem sido difundida desde o ano de 2014 pela terapeuta do riso Lucia Görgen. Considerada uma das maiores especialistas da região, a passo-fundense deve receber na próxima semana uma titulação da Laughter Yoga International, tornando-se a terceira brasileira a carregar o título.


Quem deve oficializar a passo-fundense como a primeira Embaixadora do Riso do Sul do Brasil é o master trainer da Universidade Internacional de Yoga do Riso, Javier Ruiz Goméz, que vem a Passo Fundo nos dias 14 e 15 de fevereiro. Na oportunidade, o espanhol participará de uma Formação de Líderes Internacionais do Riso e, de quebra, efetuará a entrega do título concedido à Lucia Görgen pela Universidade Laughter Yoga International. Com sede na Índia, a instituição utiliza o título como forma de reconhecer o trabalho de pessoas comprometidas com a prática do riso e a formação de outros líderes.


A profissional passo-fundense atua há anos com o riso e o bem-estar nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, onde desenvolve trabalhos como Líder do Riso desde o ano de 2014 e, como professora, desde 2018. Ela é responsável, ainda, por um trabalho voluntário em que aplica as práticas de respiração e riso aos pacientes da oncologia do Hospital São Vicente de Paulo, enquanto estes aguardam atendimento.

 

A Yoga do Riso
Simples, mas de impacto altamente positivo nos aspectos físicos e emocionais, a Yoga do Riso pode ser exercitada por todas as faixas etárias e nas mais diversas situações, sendo considerada uma meditação ativa. A prática, que permite rir independente do motivo, é utilizada para trabalhar questões variadas, em espaços terapêuticos e sociais, e em ambientes diversos, como cárceres, empresas, hospitais e locais meditativos.


Como explica Lucia Görgen, o riso libera endorfinas que reduzem o estresse e estimulam o sistema imunológico. “Essa técnica se baseia no fato científico de que o cérebro não diferencia risos simulados e reais, produzindo os mesmos benefícios. Através da respiração consciente, movimentos corporais, contato visual e espírito infantil, o riso que começa simulado se torna real. A combinação destes exercícios com os respiratórios da Yoga permite alcançar o bem-estar, fortalecer a saúde e atingir a consciência sobre si, promovendo a paz no mundo”, explica.
A líder do riso destaca ainda que a paz exterior começa a partir da paz interior desenvolvida por cada um e que o riso acaba com a raiva e o conflito. “É dentro de nós que começa a construção do mundo. A Yoga do Riso é uma ferramenta que ajuda a trabalhar dores e doenças crônicas, insônia, depressão e situações de estresse, sem substituir a medicina tradicional e as medicações, mas sendo uma aliada nestes processos de cura e tratamento,” explica. Ao liberar os hormônios do bem-estar, o riso age na mente e no corpo, causando alto impacto emocional e físico.

 

Formação Internacional de Líderes do Riso

As inscrições para a Formação de Líderes Internacionais do Riso, que acontece no Espaço Casulo Verde nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 9h às 19h, são abertas para toda a comunidade da região e podem ser feitas pelo telefone (54) 9 9976-2199. O curso qualificará os participantes como Líderes Internacionais do Riso, permitindo-lhes realizar sessões de yoga gratuitas ou particulares, individuais ou em grupo. Já no dia 22 de fevereiro, o espanhol Javier Ruiz Gómez coordena o retiro dirigido denominado “O silêncio e o riso”. As inscrições para a atividade podem ser feitas pelo mesmo contato até o dia 14 deste mês. Interessados em realizar uma sessão experimental podem entrar em contato via ligação ou WhatsApp.

Gostou? Compartilhe