OPINIÃO

?EUR beira mar

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Encerra nesta sexta-feira a Assembleia de Verão da Famurs. O evento aberto na manhã de quinta-feira (13) reúne em Capão da Canoa os prefeitos e as primeiras-damas dos municípios que integram a Federação das Associações dos Municípios do RS. Parte das comitivas é formada por dirigentes municipais da cultura e integrantes do primeiro escalão. Na pauta do evento os desafios das eleições, mudanças na legislação eleitoral e no pleito municipal. O que são considerados crimes eleitorais, como enfrentar o mundo digital e as suas fake news. É oportuno lembrar que em outubro próximo, ocorrem as eleições municipais. E também que muitos dos prefeitos presentes são candidatos à reeleição.

 

I I

Nenhum dos inscritos no evento que está sendo realizado no Hotel Araça, localizado na bela cidade do litoral Norte do RS precisou pagar. O release distribuído pela assessoria de imprensa da Famurs informa que o evento tem como patrocinadores Corsan, BRDE, Badesul, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS e Geopix, além do apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Capão da Canoa, da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e do Detran. E como não poderia deixar de ser, cada município paga regiamente a cada mês uma mensalidade a Famurs, que conta com um orçamento milionário a serviço do municipalismo.

 

I I I

Foi apresentada em primeira mão a campanha publicitária sobre a inclusão das mulheres na política. Na tarde de ontem, um consultor falou sobre a importância do marketing político nas eleições municipais. “Crimes Eleitorais” foi o tema da palestra da desembargadora Marilene Bonzanini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Advogados especialistas, um promotor de Justiça e um advogado consultor jurídico participaram no final desta manhã do painel “Desafios das Eleições 2020”. É crível que os temas tratados na Assembleia de Verão contribuam para uma eleição mais qualificada. Pena que apenas parte dos protagonistas tenha recebido tais informações. E por fim, as áreas da cultura e da educação também foram contempladas.

 

Curtas:

 # O vereador Vilmar Antônio Soccol (PTB) reassumiu suas funções na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

# Durante o período em que ficou licenciado ele integrou a equipe de assessoria do deputado Mauricio Alexandre Dziedricki (PTB) na Assembleia Legislativa.

# O PP de Getúlio Vargas, presidido pelo vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias, deverá perder nos próximos dias uma proeminente liderança.

# O primeiro suplente da bancada progressista, que recebeu 405 votos na eleição de 2016, não definiu para qual partido vai migrar.

# As reclamações de usuários das agências bancárias em Getúlio Vargas chegaram aos ouvidos do vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP).

# Na sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira (13), o vereador teve aprovada a indicação para que o Poder Executivo realize fiscalizações a fim de apurar o cumprimento da legislação.

# Os convites para a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Getúlio Vargas estão sendo distribuídos.

# Eleita para o biênio 2020 - 2022, a entidade passa a ser presidido pelo agrônomo Luís Carlos da Silva e o vice-presidente Hugo Mário Boff.

# A solenidade será realizada às 19h30min do próximo dia 28, no Parque Centenário.

 

Dito & Feito:

O prefeito Municipal de Floriano Peixoto Orlei Giaretta (MDB) esteve recentemente na capital federal. Na companhia de Evandro Carlos Lorenzi,secretário Municipal da Saúde, esteve em diversos ministérios, na Câmara e no Senado tratando de ações de interesse social para a municipalidade.

Gostou? Compartilhe