Exposição celebra o centenário do Instituto Educacional

Mostra será aberta nesta terça-feira (10) no Museu Histórico Regional

Por
· 1 min de leitura
A escola inovou com o sistema metodista e com a educação que não dividia meninos e meninaA escola inovou com o sistema metodista e com a educação que não dividia meninos e menina
A escola inovou com o sistema metodista e com a educação que não dividia meninos e menina
Você prefere ouvir essa matéria?

Um passeio histórico pela chegada da Igreja Metodista no Brasil até a construção de um centro educacional diferenciado, à época, sem segregar meninos e meninas é a proposta que norteia, a partir desta terça-feira (10), a exposição “Centenário do Instituto Educacional” dedicada a recontar os períodos marcantes do centro de ensino instalado em Passo Fundo.

O projeto comemorativo, realizado nas dependências do Museu Histórico Regional (MHR), é fruto do trabalho de pesquisa, seleção e curadoria iniciado há um ano, conforme conta a museóloga do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e MHR, Morgana Camargo. “O IE é uma instituição que sempre se destacou por trazer a inovação”, pontuou.

Até o dia 13 de maio, registros fotográficos, objetos simbólicos e um vídeo estarão dispostos em dois espaços do Museu, em parceria com o Instituto Histórico Regional de Passo Fundo (IHRPF), para conduzir o visitante à memória presente na religiosidade e educação local, através do início do funcionamento do IE, em um chalé de madeira ainda denominado Instituto Gymnasial de Passo Fundo, a partir da iniciativa do Reverendo Jeronymo W. Daniel. “A exposição situa todo esse processo de criação e influência no ensino e na cidadania”, mencionou Morgana.

A mostra inicia às 18h com a abertura do “Memória Iense”, um espaço para rememorar a vivência compartilhada por professores, funcionários e alunos do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo.
Marco
As celebrações do centenário do Instituto Educacional, contudo, envolvem ainda celebrações religiosas, iluminação de edifícios da cidade e o lançamento de um livro comemorativo com históricos de figuras eméritas da escola, símbolos, hinos e bandeiras, reunidos em duas mil páginas. Na véspera do centenário, lembrado em 15 de março, o educandário vai oferecer um Jantar Baile no Clube Comercial e apresenta um novo slogan. Sob os dizeres “IE, 100 anos se renovando”, a escola busca traduzir as inovações que serão oferecidas ao longo deste ano.

Gostou? Compartilhe