OPINIÃO

Ponto de Vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A campanha majoritária no município de Getúlio Vargas poderá ter novamente três candidatos, o da situação e os demais pelo MDB e PT. Vice-prefeito na administração passada e eleito prefeito em 2016, Maurício Soligo (PP) é o primeiro da lista dos pré-candidatos que devem se apresentar na convenção municipal. O vice-prefeito Elgido Pasa e o vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias, ambos do PP também estão cotados como pré-candidatos a prefeito. Integrante da coligação vitoriosa nas eleições de 2008, 2012 e 2016, o PTB nutre o desejo de estar na chapa majoritária, ao menos com um de seus quadros como candidato a vice-prefeito. Dentre os nomes cotados o do ex. prefeito Milton Serafini, que descarta a hipótese, e o vereador Vilmar Antônio Soccol.

I I

O PT, que governou o município entre 2001 e 2004, com o prefeito Dino Giaretta e o vice-prefeito Paulo Roberto dos Santos, e 2005 e 2008 com a reeleição de Giaretta e o vice-prefeito Jairo Galina, vai tentar voltar ao Paço instalado no antigo Juvenato Imaculada Conceição. Na noite de quarta-feira (11) a direção local do PT se reuniu para tratar justamente da campanha deste ano. Sem representante na Câmara Municipal, o PT abriu o período para filiações partidárias e seus dirigentes pretendem preencher todas as vagas de candidaturas para o legislativo. Aberto a coligação, como a realizada com o PSB na eleição de 2009, o PT poderá apresentar novamente o ex. prefeito Dino Giaretta como candidato a chapa majoritária.

I I I

A terceira e não menos importante candidatura à sucessão municipal será a do MDB. Com três vereadores na Câmara, mas fora do poder executivo há quase 24 anos, o partido sempre apresentou candidato a prefeito. As exceções foram nas campanhas 1996 e 2004, quando indicou Sandro Tonial candidato a vice-prefeito de Elton Scapini (PT), e Flávio Dalla Costa como candidato a vice-prefeito de Natalício José Botolli (PP), sem lograr êxito. A sigla presidida por Leandro Slaviero tem sabido aproveitar o vácuo deixado pelo PT e preparando o terreno para se apresentar uma candidatura com real possibilidade de fazer frente à situação que está há quase doze anos no poder. A denúncia da poluição no Arroio Ribeiro, feita no último domingo (08) pela vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) não deixa dúvidas.

Curtas:

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizou na noite de quinta-feira (12) mais uma edição do Prêmio Mulher Cidadã.

# Foram agraciadas com o honorifico título as ex. primeiras-damas Arminda Almeida Oleksinski e Margarete Bianchi Prezzotto.

# A comerciaria aposentada, tradicionalista e ex. Patrona do Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, também foi agraciada.

# O coordenador regional do PR, Elves Palkewich, vem trabalhando desde 2017 na estruturação da sigla nos municípios do Alto Uruguai.

# A mais recente conquista dos Republicanos foi a do vice-prefeito de Aratiba, Izelso Zin, que deixou o PSD.

# O ato solene de posse do vice-prefeito ao PR, que aproveitou a janela aberta pela legislação para mudança de partido, foi bastante concorrido.

# O deputado federal Carlos Gomes, presidente estadual do PR, o prefeito Irineu Fantin, que deixou o PDT, vereadores de Paulo Bento prestigiaram a solenidade de filiação.

# De igual modo o ex. deputado estadual Ivar Pavan (PT), titular da pasta da Administração de Aratiba, o prefeito Guilherme Granzotto (PT).

Dito & Feito:

O prefeito Mauricio Soligo (PP), e o Chefe de Gabinete Juliano Nardi (PP), estiveram em Porto Alegre na quarta-feira (11) quando entregaram para Nadine Tagliari Farias Anflor Chefe de Polícia do RS, o pedido dos prefeitos da microrregião de Getúlio Vargas solicitando reforço no efetivo da Polícia Civil.

Gostou? Compartilhe