OPINIÃO

Em tempos de pandemia dois

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O momento é de resiliência. O conceito, emprestado da física, significa a capacidade do individuo lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas. E ainda, reagir positivamente a eles sem entrar em conflito emocional. Mas como cultivar o caráter resiliente em tempos de pandemia? Quem estava preparado para enfrentar os efeitos da Covid-19? Aonde buscar as respostas para esta e outras incontáveis dúvidas? A resposta destes e tantos outros questionamentos provavelmente ficarão sem respostas. Mas nem por isso devem deixar de serem feitas

I I

E nunca como agora todos os olhares se voltam para os que ocupam os cargos chaves nas diferentes esferas de poder. Diferentemente do Judiciários os detentores de cargos no executivo e legislativo foram eleitos. Na grande maioria dos mais de 5.500 municípios seus gestores convivem no dia-a-dia das suas comunidades. E é deles e suas equipes de governo a responsabilidade de tomarem decisões, como por exemplo, a de decretar, em sua quase totalidade medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

I I I

Os 32 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), em comum acordo, e seguindo o exemplo do governo do Estado, e orientações da Famurs, decretaram situação de calamidade pública. O prefeito de Ipiranga do Sul e presidente da Amau, Mário Luís Ceron (PTB), avalia a medida como necessária e responsável. Com uma resposta imediata da opinião pública, o cumprimento das cláusulas dos decretos vem sendo cumpridas, A campanha de vacinação está em curso. Os hospitais e profissionais da saúde em prontidão. E o cuidado e a solidariedade subjugam a incerteza e o medo.

Pingue-pongue com o prefeito Maurício Soligo na manhã de ontem:

 

Algum caso da Covid-19 até o momento em Getúlio Vargas? Nenhum dos casos suspeitos se confirmou. As dez pessoas que retornaram de viagem estão sendo monitoradas e medicadas.

O estado de calamidade pública no município poderá ser revogado antes do prazo? Não. Continuamos alinhados com o decreto do governo do Estado e as orientações do Ministério Público.

Houve descumprimento das normas? Mais de 95% entendem a importância das medidas. As exceções foram resolvidas com diálogo. Os fiscais continuarão o trabalho e orientando.

Campanha de vacinação: O centro de convivência foi escolhido por critérios técnicos para centralizar a campanha. Nesta quinta-feira um novo lote de 500 vacinas está sendo aplicadas e todos os 3.000 idosos serão vacinados. A campanha também será realizada nos Distritos de Souza Ramos e Rio Toldo.

IPTU 2020: Projeto de Lei que prorroga o prazo de pagamento, com desconto a vista, ou parceladas, será votado na segunda-feira (30) pelos vereadores.

Dito & Feito:

Os meios de comunicação da imprensa profissional como jornal, rádio, TV e revista são vistos pela população como os mais confiáveis na divulgação de informações sobre a crise do novo coronavírus. Os dados são da pesquisa do Datafolha. Em contrapartida as redes sociais e os aplicativos de mensagens são considerados pouco confiáveis em meio à pandemia.

Gostou? Compartilhe