Passo Fundo terá novo ecoponto

Espaço será destinado ao recebimento de resíduos volumosos

Por
· 1 min de leitura
Arquivo/ONArquivo/ON
Arquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A Prefeitura de Passo Fundo realizará a construção do Ecoponto municipal para receber resíduos que não devem ser descartados nas lixeiras domésticas espalhadas no perímetro urbano, atendendo, assim, a uma das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, autorizou a contratação de empresa para realizar a obra, que será no Bairro Armando Annes, junto à fábrica de tubos da Prefeitura.

“É de grande importância a criação desse ecoponto no nosso município, devido à falta de lugares para descartar restos de construção civil, móveis velhos, papel, papelão e plástico, podas de árvores, vidros, madeiras e eletrônicos,  evitando que a população faça o descarte errado desses materiais em lugares impróprios, como terrenos baldios, rios, beira de estrada e até mesmo deixando nas calçadas das rua”, disse Luciano.

A construção do primeiro ecoponto do município para essa finalidade, com projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, será um pavilhão com estrutura mista, de concreto na plataforma e metálica nos pilares e cobertura. O local será administrado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Transportes e Serviços Gerais. O recurso utilizado na construção é proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente, com aprovação do Conselho de Meio Ambiente.

Atualmente, Passo Fundo conta com quatro cooperativas de recicladores, que atendem em pontos específicos, e dois programas de logística reversa para pneus e lâmpadas. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente é ponto de entrega voluntária de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha.

Gostou? Compartilhe