Crimes diminuem no primeiro semestre de 2020 em Passo Fundo

O furto de veículos diminuiu 42,92%

Por
· 1 min de leitura
O sistema possui 175 câmeras instaladas e monitoradas na Sala de Operações do 3ºRPMon (Foto: Arquivo/ON)O sistema possui 175 câmeras instaladas e monitoradas na Sala de Operações do 3ºRPMon (Foto: Arquivo/ON)
O sistema possui 175 câmeras instaladas e monitoradas na Sala de Operações do 3ºRPMon (Foto: Arquivo/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Sistema de Vidomonitoramento do município está possibilitando para a área da segurança uma ferramenta de utilidade na prevenção e na investigação dos delitos. Os números de furtos e de roubos ocorridos neste semestre diminuíram.

Conforme dados da Brigada Militar, o somatório de roubos a pedestre, estabelecimentos comerciais, residências e veículos comparado entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2019 diminuiu em 18,37%. O furto de veículos, ocorrência que sempre esteve em evidência no município diminuiu 42,92%. O furto qualificado também diminuiu 5,38%.

"Já há alguns meses que estamos com os indicadores de criminalidade em baixa, somado a isso, temos o uso da ferramenta de videomonitoramento que está em uso e vem ajudando no combate ao crime, através da prevenção e da investigação pelos órgãos competentes", destacou o secretario de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.

A Polícia Civil também tem se utilizado dos equipamentos, aliado à instalação de uma central da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), através do espelhamento de imagens. Foram elucidados diversos crimes como roubos e furtos de veículos, roubos a pedestres, homicídios e outras ocorrências. Os equipamentos têm ajudado nas investigações por meio das imagens fornecidas por câmeras instaladas em pontos estratégicos nas diversas regiões da cidade.

O sistema possui 175 câmeras instaladas e monitoradas na Sala de Operações do 3ºRPMon. O município, com recursos próprios, adquiriu 87 câmeras e mais um servidor de 50 terabytes, conseguindo assim o armazenamento das imagens por até 30 dias. O projeto Guardião adquiriu outras 88 câmeras.

Gostou? Compartilhe