Filhotes de puma recebem cuidados do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da UPF

Felinos foram encontrados no município de Vacaria e encaminhados ao Hospital Veterinário da Instituição

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/UPFFoto: Divulgação/UPF
Foto: Divulgação/UPF
Você prefere ouvir essa matéria?

A equipe do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF), juntamente com os médicos veterinários do Hospital Veterinário da Instituição, recebeu na noite do último sábado, dia 15 de agosto, dois filhotes de felinos silvestres. Os animais foram encontrados por moradores e resgatados pela Brigada Militar da cidade Vacaria às margens da BR-285.

Agora, os felinos estão sob responsabilidade do Geas, onde foram identificados como um casal de filhotes de puma. Os animais, que chegaram no hospital bastante estressados, estão recebendo de cuidados de neonatos. A coordenadora do grupo Me, Michelli de Ataide, aponta que os felinos estão bem e nesses primeiros dias, os cuidados serão centralizados em evitar qualquer tipo de ocasião que possa estressá-los, além da alimentação. "Precisamos preservá-los devido o estresse que eles foram submetidos. Posteriormente, nossos cuidados serão seguidos pelo aquecimento, higiene e mais tarde as vacinas", salienta. O estado de saúde deles é muito bom porque foram conduzidos rapidamente para um centro especializado. A ação da BM, junto com a Polícia Rodoviária Federal e a ONG Amigos do Bicho (Vacaria-RS) foi decisiva para eles.

null

Foto: Divulgação/UPF

O Geas atua nessa área através do trabalho desenvolvido com animais silvestres e envolve o atendimento clínico e cirúrgico de diferentes espécies, e a promoção de atividades que visam à ampliação da aprendizagem. Dentre as ações realizadas pelos participantes, estão programas de conscientização da fauna brasileira, como forma de aperfeiçoamento e formação de cidadãos mais conscientes do necessário cuidado com o meio ambiente.


Gostou? Compartilhe