SUSTENTABILIDADE - Coleurb faz tratamento de quase 800 mil litros de água por ano

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

Em funcionamento desde 2015, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Coleurb trata quase 800 mil litros de água por ano – são aproximadamente 64 mil litros a cada mês. A iniciativa é resultado do comprometimento da empresa em realizar ações que colaborem com a preservação da natureza e a melhor qualidade de vida de todos.  “É a nossa parcela de contribuição considerando que os recursos hídricos do planeta estão sob permanente ameaça”, argumenta a diretora-presidente da Coleurb, Paula Bulla, nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água. 

Conforme a ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e 4,2 bilhões vivem sem saneamento adequado. E a expectativa é de os efeitos das mudanças climáticas aumentem esses números se não forem tomadas atitudes em nível global e, ao menos, cada um fizer a sua parte. Até 2050, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas sofrerão com a oferta limitada a água.

 

Como funciona o sistema:

A água das canaletas da pista de lavagem dos ônibus escoa para a caixa separadora de água e óleo. Três vezes por semana, durante quatro horas, a ETA é acionada, e a bomba puxa a água para duas caixas de 10 mil litros, o reservatório de água contaminada. Na sequência, o líquido é transferido para o reservatório de tratamento (ETA) onde ocorre o processo físico-químico que leva à flutuação das impurezas na superfície e a posterior remoção. Em seguida, a água já tratada é direcionada a uma caixa de transferência para receber o cloro, responsável pelo controle de odores. Por fim, a água tratada é canalizada para outras duas caixas de 10 mil litros, os reservatórios de água reciclada, quando será utilizada novamente no processo de lavagem dos ônibus. O lodo é raspado para um reservatório de contenção. A capacidade de tratamento da ETA é de 4 mil litros/hora.


Gostou? Compartilhe