OPINIÃO

Ipiranga, uma comunidade obstinada

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A certidão de nascimento do município de Ipiranga do Sul foi firmada no dia 20 de abril de 1988. A historiografia registra que a origem da localidade remonta as primeiras luzes do século passado. José Postal administrava a fazenda da família Rigo. Ela não residia na propriedade, que tinha como principal atividade a criação de gado, responsabilidade do agregado José Postal, esposa e filhos. A fazenda seria vendida em maio de 1908 a famílias descendentes de Carlos Duran e Francisco Salalegere. Estas famílias apontadas no registro como “Castelhanos”, provavelmente vindos da Argentina, chamaram a localidade de Ipiranga. Don Gervásio Gorrosterazú foi contratado como agregado e no ano de 1911 nasceu seu primeiro filho, batizado com o seu nome. Considerado o primeiro filho de Ipiranga, Gervásio Gorrosterazú Filho foi testemunha ocular da evolução social, econômica e política da localidade, tendo falecido aos 92 anos.

 

II - A proximidade da Estação Erexim da estrada de ferro, inaugurada em 1910, contribuiu com o progresso econômico de Ipiranga. Data de 1915 a formação da Vila Ipiranga, quando Henrique Réa ergue sua residência, seguido por outras famílias. Paralela à atividade pastoril, migrantes das chamadas colônias velhas adquirem terras na região, introduzindo a vinicultura e a suinocultura, além de produzirem milho, feijão e trigo. Dentre estes pioneiros, os agricultores Ângelo Sartori, Anselmo Lazzari, Júlio Sberce e Pedro Beledelli, bem como o pecuarista Zeferino Gomes Pinheiro e o carpinteiro e construtor David Dall’Agnol. Lideranças locais participaram da campanha vitoriosa pela emancipação do município de Getúlio Vargas. Nos anos de 1930 os pinheirais atraem mais empreendedores. É atribuída a Antônio Fioravante Tonial a iniciativa da instalação da primeira serraria, seguido de Hilário Durante e Cirilo Gobbo.

 

III - A importância social e econômica de Ipiranga foi reconhecida na administração do prefeito Plácido Scussel, com sua elevação a Distrito em 20 de novembro de 1949, durante solenidade realizada em sua sede. O 4º Distrito tinha uma população de 2.866 habitantes e seu território 185 Km². Na década seguinte a produção tritícola toma conta de seus campos, valorizando ainda mais a terra. O comércio na sede do Distrito atende parte da demanda. A rede pública de ensino atende a juventude ipiranguense. Nos 39 anos seguintes, Ipiranga alcança as condições necessárias para pleitear sua autonomia política e administrativa. O final da década de 1980 foi marcado pela maior profusão de emancipação de municípios em toda a história do RS. Entre 1987 e 1988 foram criados 253 novos municípios. E Ipiranga estava entre eles, graças aos 982 votos “sim” no plebiscito realizado em 20 de dezembro de 1987, contra os 80 votos “não”.

 

IV - O dinamismo de Ipiranga do Sul foi turbinado com sua elevação a município há 33 anos. A ligação asfáltica com Estação e a RS-135, inaugurada no governo Colares (1991-1995) foi outro fator que impulsionou seu desenvolvimento. A valorização da vocação agrícola recebeu o apoio incondicional de todas as administrações. No dia 29 de dezembro passado o Diário Oficial do Estado publicou uma lei reconhecendo o município de Ipiranga do Sul como “O Berço do Plantio Direto”. Uma solenidade virtual realizada naquele dia contou com a participação do governador em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB), do então prefeito e presidente da Amau Mário Ceron (PTB), do deputado Dirceu Franciscon (PTB) e do prefeito eleito, Marco Antônio Sana (PTB). De igual modo, do secretário da Agricultura Gilberto Toazza (PTB), do presidente da Câmara, vereador Dejair Pasa (PTB), e do agrônomo Vilson Remmor, pioneiro da técnica do plantio direto.

 

 

Curtas

 

# O vereador Paulo Vicente Orso (PP), presidente da Câmara de Sertão, divulgou nota de pesar pelo falecimento do prefeito Ildo José Orth (PP), de Coxilha.

# O prefeito do município vizinho faleceu na manhã de segunda-feira (19), aos 65 anos, em decorrência da Covid-19.

# O gestor estava internado há quinze dias no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

# Morador de Coxilha há mais de três décadas, Ildo Orth foi membro da comissão de emancipação do então distrito de Passo Fundo, produtor rural, empresário e diretor do Sindicato Rural de Sertão/Coxilha.

# Os proprietários de imóveis de Getúlio Vargas já estão recebendo os carnês do IPTU 2021.

# Para o pagamento em parcela única até 15 de junho o desconto é de 5%, e até 15 de julho, 2,5%.

# Para a opção parcelada do IPTU e taxas os vencimentos são para os dias 15 de julho, 16 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro e 16 de novembro, sem desconto.

# O prefeito Beto Bordin (PP), de Jacutinga, é um dos candidatos à presidência da Federação das Associações dos Municípios do RS.

# Também disputam a presidência da Famurs os prefeitos de São Borja (Eduardo Bonotto), General Câmara (Heitor Barreto) e de Dom Pedrito (Mário Augusto), todos do Progressistas.

# E por falar em Famurs, a entidade promove, na próxima semana (28, 29 e 30), o Seminário Novos Gestores - 2021-2024.

# Com o tema “os desafios da nova gestão do Executivo Municipal, inovação e tecnologia”, o seminário será de forma on-line.

# A associação comercial da região vem cumprindo com o importante papel no desenvolvimento e fortalecimento da economia.

# A Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas criou núcleos de comércio com associados de Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto.

# A entidade empresarial, que em fevereiro completou 83 anos, é responsável por projetos que atendem as demandas de seus associados.

# E, também, mentora e parceira de eventos diversos, dentre os quais a Mostra da Construção e o Fórum Norte Gaúcho.

Dito & Feito

A Turismologa Andreza Soccol, que responde pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Getúlio Vargas, foi eleita para o cargo de coordenadora geral do Fórum Regional de Turismo da Região do Alto Uruguai. Ela assume o cargo ocupado por Maria Vanda Groch.


Gostou? Compartilhe