Massa de ar frio derruba temperaturas no final de semana

Com possibilidade de geada, final do outono favorece plantios para cobertura do solo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo ONFoto: Arquivo ON
Foto: Arquivo ON
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma massa de ar frio de origem polar que avança do leste da Argentina para o Sul do país deve derrubar as temperaturas neste final de semana em todo o Estado, mas com baixa probabilidade de formação de geada, em Passo Fundo, nos próximos dias.  

Ainda assim, explicou o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, os termômetros ficarão abaixo dos 10°C, ao amanhecer, sem muita elevação ao longo do dia com máximas que não passam de 22ºC até a próxima quinta-feira (20). “No segundo semestre, predomina uma condição de neutralidade no Oceano Pacífico com um padrão normal do clima”, afirmou. Isso significa que o inverno, previsto para iniciar em 21 de junho, será bastante parecido com as temperaturas registradas no ano passado. “Pela nossa posição geográfica, a temperatura é influenciada pelo tipo de massa de ar que chega ao continente. Os prognósticos apontam para o final do ciclo do La Niña, que tem sido responsável pela redução das chuvas que ainda traz preocupação sobre a recuperação dos mananciais de superfície”, ponderou Cunha.  

No campo 

Tal estabilidade, mencionou o agrometeorologista, favorece a recuperação da umidade do solo em um período onde os agricultores estão se preparando para a semeadura dos cultivos para cobertura do solo, como trigo, cevada e aveia, após o término da safra de verão. “A ocorrência de geadas não impacta a agricultura apenas de um lado negativo. Elas são importantes porque eliminam algumas plantas daninhas dos cultivos de verão”, esclareceu. Por outro lado, prossegue Cunha, o crescimento de algumas pastagens para a alimentação de gado leiteiro será afetada pelas baixas temperaturas. 

Próximos dias 

Com amanhecer gelado que condiciona o uso de roupas mais pesadas e quentinhas, o centro do ar frio começa a avançar para o mar, nesta sexta-feira (14), em um dia que começa com 7°C em Passo Fundo. As máximas, segundo o observatório do Climatempo, não devem ultrapassar os 21°C.  

No final de semana, aponta a previsão, as mínimas variam entre 8°C, no sábado, e 9°C no domingo, quando o dia terá formação de nuvens sem chances de precipitação, segundo reiterou Cunha.  


Gostou? Compartilhe