Prefeitura revitaliza monumentos históricos em espaços públicos da cidade

Ação é uma iniciativa da Secretaria de Cultura com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural do município

Por
· 1 min de leitura
Gerson Lopes/ ON Gerson Lopes/ ON
Gerson Lopes/ ON
Você prefere ouvir essa matéria?

Monumentos e símbolos culturais espalhados por diferentes espaços públicos de Passo Fundo celebram e reforçam a história do município e de seus personagens ilustres. É o caso, por exemplo, da estátua instalada no centro da cidade em homenagem ao cantor, compositor e cineasta, Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, um dos artistas responsáveis por inserir Passo Fundo no mapa da cultura gaúcha.

Construído no final dos anos 1980, o monumento que ocupa a praça que também leva o nome do cantor, começou a ser revitalizado nesta segunda-feira (17), pela Prefeitura de Passo Fundo, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Cultura. “Os monumentos contam a história de Passo Fundo, nos trazem recordações importantes sobre o passado cultural do município e também são reconhecidos como pontos turísticos. Nossa ideia é ampliar essas revitalizações para outros locais”, disse a secretária da pasta, Miriê Tedesco.

Conforme ela, o objetivo do trabalho no monumento do Teixeirinha é restaurar os pontos de corrosão identificados na estátua, recuperando sua estrutura física. “Precisamos valorizar nossos símbolos culturais, porque eles são patrimônios de todos os passo-fundenses”, comentou a secretária, apontando que, em outra ação realizada há algumas semanas, uma equipe de trabalho da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais fez a limpeza do monumento situado na Praça Tamandaré. “Ali no monumento que homenageia o ex-intendente do município, coronel Gervásio Annes, fizemos a limpeza das pichações que cobriam partes do local”.

Gostou? Compartilhe