Programa da IMED abre 100 vagas para formação gratuita em programação

Para se candidatar, é preciso ter entre 16 e 30 anos e Ensino Médio concluído ou estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio

Por
· 3 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

O programa #TeuFuturo, desenvolvido pela Fundação MED, por meio do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para Educação, vai oportunizar a mais 100 jovens o início de uma carreira na área da Ciência da Computação. Em parceria com a Razor Computadores, startup especializada na fabricação de computadores de alta performance, a iniciativa abriu processo seletivo para bolsas de estudos totalmente gratuitas, voltadas à formação técnica e comportamental em programação web.

O programa proporciona a oportunidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais no Brasil e em todo o mundo. Esta será a 4ª turma do #TeuFuturo somente neste ano. Com a parceria das empresas Yaman, Digital Business e Sencon, do grupo Polo Sul e do movimento +PraTI, 275 estudantes, em 18 municípios gaúchos - incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Estância Velha e Passo Fundo - já participam do programa atualmente.

“A programação será uma das grandes habilidades básicas do futuro e quanto mais a gente puder contribuir para que o nosso País consiga ter mais competitividade no mundo como um todo e mais igualdade, melhor será. Me sinto verdadeiramente privilegiado de poder fazer parte de um programa como esse, que gera impacto positivo na sociedade”, observa o sócio-fundador da Razor, André Luiz Reichert.

Nesta edição, serão ao todo, 160 horas de curso, em que o #TeuFuturo promove a descoberta e o desenvolvimento de talentos, buscando conectar os participantes com vagas na área de Tecnologia da Informação. Para esta nova turma, as aulas ocorrerão sempre às segundas-feiras, das 13h30 às 17h30, em formato online, mas é importante que o participante disponha de mais dois turnos semanais para os estudos e a realização de atividades assíncronas.

Para concorrer a uma das bolsas, é necessário ter de 16 a 30 anos e Ensino Médio concluído ou estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio público ou privado, em um dos 94 municípios das regiões de Passo Fundo (7ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE), Erechim (15ª CRE) e Carazinho (39ª CRE) - veja, abaixo, a relação completa das cidades. Além de contribuir para a formação dos jovens participantes, ao fim do programa, os estudantes podem receber uma oportunidade de estágio ou primeiro emprego nas empresas parceiras.

Uma grande novidade desta edição, é que todos os participantes que se formarem do #TeuFuturo 2021, terão automaticamente 30% de bolsa de Graduação em Ciência da Computação na IMED Passo Fundo, por 4 semestres.

As inscrições podem ser feitas até 7 de julho pelo link https://graduacao.imed.edu.br/teu-futuro/. Após esta etapa, o processo seletivo seguirá com a realização de entrevistas por vídeo entre 12 de julho e 21 de julho. Os nomes aprovados serão divulgados em 28 de julho e as aulas ocorrerão de 2 de agosto a 21 de novembro. Acesse aqui todas as informações sobre a seleção no edital do programa.


Relação de municípios participantes


- Municípios (32) da 7ª CRE, com sede em Passo Fundo, podendo ser: Água Santa, Camargo, Capão Bonito do Sul, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Gramado dos Loureiros, Guaporé, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Marau, Mato Castelhano, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Pontão, Rio dos Índios, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Sertão, Tapejara, União da Serra, Vanini, Vila Lângaro e Vila Maria;


- Municípios (41) da 15ª CRE, com sede em Erechim, podendo ser: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamin Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Tupanci do Sul e Viadutos.


- Municípios (21) da 39ª CRE, com sede em Carazinho, podendo ser: Almirante Tamandaré do Sul, Barra Funda, Carazinho, Chapada, Colorado, Constantina, Coqueiros do Sul, Engenho Velho, Nao-me-toque, Nova Boa Vista, Novo Xingu, Ronda Alta, Rondinha, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Sarandi, Tio Hugo, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Victor Graeff.


Serviço

Programa #TeuFuturo 2021

Inscrições: de 11 de junho a 7 de julho

Processo seletivo: de 12 de julho a 21 de julho

Divulgação dos aprovados: 28 de julho

Mais informações: https://graduacao.imed.edu.br/teu-futuro/ 


Sobre o programa

Desde a sua criação, em 2013, o programa já formou mais de 340 estudantes, na região de Passo Fundo e Porto Alegre. Atualmente, está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Estado. No último ano, em razão da pandemia, o formato precisou ser adaptado para o ambiente online. O método online foi testado e validado. Agora, a meta é ampliar a área de abrangência do programa. Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br 

Gostou? Compartilhe