Passo Fundo - 164 anos: uma cidade de oportunidades

Por
· 1 min de leitura
Foto: ArquivoFoto: Arquivo
Foto: Arquivo
Você prefere ouvir essa matéria?

Passo Fundo chega aos 164 anos ocupando, nada menos, que o oitavo lugar no ranking das cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) no Rio Grande do Sul. No cenário nacional, o município está na 35ª posição entre as Melhores Cidades do Brasil para Fazer Negócios.

Referência na área da saúde e educação, a capital do Planalto Médio concentra uma infinidade de serviços, comércio e indústria, atraindo milhares de trabalhadores e visitantes diariamente. Por estes e muitos outros motivos, Passo Fundo vem se consolidando como a CIDADE DAS OPORTUNIDADES.

Uma característica que vem sendo construída por centenas de pessoas que acreditaram nesse potencial e decidiram investir seus recursos, talento, e muita vontade de empreender.


Especial 

As possibilidades de recortes da história para produção de um caderno especial sobre os 164 anos de Passo Fundo são imensuráveis. Na edição deste ano, a primeira parte do trabalho focou no passado recente. Mais precisamente nos últimos 16 anos. Período de transformação, tanto populacional como econômica, que engloba os dois mandatos dos ex-prefeitos Airton Dipp e Luciano Azevedo, o mandato do ex-deputado federal Beto Albuquerque, e a atual administração do prefeito Pedro Almeida.

Em entrevistas ao ON, eles traçaram um perfil com as principais características de suas administrações, destacaram setores que tiveram crescimento, o direcionamento dos investimentos e fizeram projeções para o futuro de Passo Fundo. 

Para analisar os dados que colocam Passo Fundo como a 8ª economia do Rio Grande do Sul e principal cidade da região Norte do Rio Grande, com uma população acima de 200 mil habitantes, ON convidou o chefe do escritório do IBGE, Jorge Benhur Bilhar, e o professor de economia da Universidade de Passo Fundo, Julcemar Zilli. 

Na segunda parte do caderno, o historiador e fotógrafo Roberto Sander conta um pouco sua experiência em registrar a cidade através das lentes. Um trabalho de resgate histórico e artístico. Já o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto R Cunha faz um resgate sobre os 84 anos da pesquisa agrícola pública em Passo Fundo, a partir da criação da Estação Experimental de Passo Fundo, em agosto de 37, em plena Era Vargas. 


Boa Leitura!


Gostou? Compartilhe