Manifestações devem marcar feriado de Sete de Setembro

Atos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro devem reunir milhares de manifestantes em Passo Fundo nesta terça-feira (7)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Os desfiles de Sete de Setembro, tradicionalmente promovidos na data que marca a Independência do Brasil, devem ser substituídos neste ano por manifestações em todo o país. Em Passo Fundo, os atos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro devem acontecer, nesta terça-feira (7), mesmo com a previsão de chuva para o município, preenchendo o espaço deixado pelo cancelamento da comemoração cívico-militar em razão da pandemia.

Para garantir a segurança e o direito às livres manifestações durante os protestos promovidos por grupos antagônicos, a Prefeitura de Passo Fundo e as forças de segurança pública informaram que atuarão de forma conjunta no município neste feriado. De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, a Administração Municipal está construindo um diálogo com os representantes e organizadores das atividades. “Queremos assegurar que haja tranquilidade e respeito a todas as manifestações”, disse ele.

Gonçalves comentou ainda que a Secretaria vai estar com escala máxima de agentes de trânsito atuando em diversos pontos. “Priorizamos a segurança de todos, tanto das pessoas que irão participar dos atos quanto das pessoas que estarão se deslocando pela cidade nestes dias”, explicou ele, aproveitando para solicitar que haja cautela e responsabilidade de todos os envolvidos nestas mobilizações.

O comandante do CRPO Planalto, coronel Volnei Ceolin, alertou que a Brigada Militar está trabalhando com o serviço de inteligência na coleta de informações sobre os atos públicos agendados para estes dias. “Nosso objetivo é garantir a segurança e a manutenção da ordem pública. Estaremos atentos a toda a movimentação que irá ocorrer não apenas em Passo Fundo, mas também em todos os 83 municípios que compõem o CRPO Planalto”, informou ele, acrescentando que o planejamento envolve ações de prevenção, orientação e diálogo.


Atos favoráveis ao governo devem se concentrar na Praça da Mãe

As manifestações favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro, organizadas por movimentos de rua, agricultores e caminhoneiros, devem iniciar às 8h30min, no Parque da Gare. Em seguida, às 10h, cerca de 300 tratores são esperados para a concentração de agricultores nas proximidades do trevo da Caravela. O encontro dos caminhoneiros acontece às 13h30min, em frente à loja Havan, onde são esperados cerca de cem caminhões, segundo os organizadores. Os dois grupos seguirão em carreata, a partir das 14h, em direção à Praça da Mãe, para juntar-se à concentração do movimento de rua.

 A expectativa dos coordenadores dos atos é de que, ao todo, cerca de cinco a sete mil pessoas participem das manifestações pró-Bolsonaro. “Nossas pautas são nacionais: a primeira é tirar do arquivo e colocar em votação imediata os pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, a segunda é desmembrar o voto impresso da PEC aprovada pela Câmara de Deputados Federais em 2015, que está arquivada até o dia de hoje”, descreve a empresária Fabiane Vieira, que integra a coordenação do manifesto de rua.


Manifestação pelo “Fora Bolsonaro” acontecerá na praça Capitão Jovino

O protesto contrário ao presidente Bolsonaro, com os movimentos “Fora Bolsonaro” e “Grito dos Excluídos”, acontece a partir das 14h30min, na praça Capitão Jovino (Santa Terezinha). O ato seguirá em passeata rumo ao Parque da Gare a partir das 15h e voltará, às 16h, pela Coronel Chicuta, culminando em um protesto final na Esquina Democrática.

Além de reivindicar o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e a defesa da democracia, a manifestação também representa uma luta contra projetos de privatização, os altos índices de desemprego e o aumento nas tarifas de luz e de água e no preço dos alimentos e dos combustíveis. Os organizadores orientam que a população use máscara, álcool em gel e mantenha o distanciamento durante o ato.

Gostou? Compartilhe