Conselho de Arquitetura e Urbanismo inaugura escritório em Passo Fundo

Nova unidade da CAU/RS será responsável por atender mais de 190 municípios da região

Por
· 3 min de leitura
A entidade é responsável por orientar e fiscalizar o exercício da profissão (Foto: Gerson Lopes/ON)A entidade é responsável por orientar e fiscalizar o exercício da profissão (Foto: Gerson Lopes/ON)
A entidade é responsável por orientar e fiscalizar o exercício da profissão (Foto: Gerson Lopes/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) inaugurou, na manhã desta última quinta-feira (23), um Escritório Regional em Passo Fundo. A nova unidade, localizada na Rua Quinze de Novembro, 961, atenderá 196 municípios do Norte do Estado. A entidade, responsável por orientar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, estima que existam mais de dois mil profissionais ativos e 400 empresas do ramo registradas na região.

Reformado com recursos da própria entidade, além de contar com uma estrutura de escritório, o espaço também disponibiliza uma sala de reuniões que estará à disposição de profissionais da área, conforme demanda e interessante, especialmente para encontros com outras entidades, instituições, associações e representações regionais. “A estruturação de uma nova unidade regional vem para atender à demanda dos próprios profissionais regulamentados. Também por isso optamos por um endereço de calçada, com acesso direto ao público, justamente para estarmos mais próximo de todos”, conta o presidente da CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva. Em Passo Fundo, o conselheiro regional responsável pela unidade é o arquiteto Rodrigo Rintzel.

Ainda segundo Tiago, os escritórios regionais são um compromisso assumido desde o início da atual gestão do Conselho com o objetivo de estar mais próximo dos arquitetos e dos cidadãos. Com a regional de Passo Fundo, ao todo, outras três unidades já estão em funcionamento: a filial em Porto Alegre, a regional de Santa Maria e a de Pelotas. A próxima cidade a sediar um escritório da entidade será a de Caxias do Sul, cuja inauguração está marcada para o próximo mês. “O CAU é um conselho jovem, nós já nascemos em um momento bastante interessante porque pudemos incorporar o digital em nossas atividades. Nossos processos são digitalizados e toda nossa relação com os profissionais é via sistema informatizado, mas como nascemos em Porto Alegre, sempre houve uma demanda de outras cidades para que houvesse a interiorização dos conselhos”, explica, compartilhando um sentimento de dever cumprido.


CAU mais próximo dos profissionais

O presidente do CAU/RS pontua ainda que os escritórios regionais representam um reconhecimento aos profissionais que atuam em todo o Rio Grande do Sul. “Eles têm o objetivo de qualificar e ampliar a atuação do Conselho nas ações de fiscalização e atendimento; apoiar e regionalizar o programa CAU Mais Perto; e potencializar as relações institucionais com Poder Público, entidades, empresas de mídia, movimentos sociais, Instituições de Ensino Superior, em cada uma das regiões”. 

Cada unidade deve contar ainda com um furgão para que as equipes possam ir até os outros municípios que integram as regiões. O serviço é prestado através do “CAU Mais Perto”, um programa de atendimento e fiscalização que leva o Conselho de Arquitetura e Urbanismo para onde os arquitetos e urbanistas estão. “Tanto os escritórios regionais, quanto os furgões, vêm para nos ajudar a potencializar e multiplicar a capacidade de atuação do conselho. É para, além de fiscalizar, também promover o exercício da profissão”, resume.

O presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), arquiteto e urbanista Evandro Babu Medeiros, destaca que, ao levar o Conselho para perto de profissionais do interior, ampliam-se as oportunidades de ações direcionadas conforme as demandas locais. “O Escritório na ‘Capital do Planalto Médio’ adquire importância também emblemática: além da cidade ser um polo de conhecimento para toda a região, apresentar um número expressivo de profissionais e empresas de Arquitetura e do Urbanismo, a forma como busca preservar seu patrimônio histórico arquitetônico torna Passo Fundo uma referência para todo o Rio Grande do Sul“.


Webinário “Novas Formas de Morar”

A inauguração do Escritório Regional Norte do CAU/RS foi acompanhada do webinário “Novas Formas de Morar”, que abordou as mudanças provocadas pela pandemia no campo individual e coletivo, debatendo a casa e a cidade. Com formato híbrido, o webinário foi transmitido pelo YouTube do CAU/RS, com mediadores em Passo Fundo e convidados à distância. Um dos palestrantes foi o arquiteto argentino Willy Müller, fundador do escritório WMA – Willy Müller Architects, onde atua desde 1996. A transmissão aconteceu diretamente do Prisma Espaço Geek, no Parque da Gare, com o objetivo de destacar os espaços da cidade.


Gostou? Compartilhe