Passo Fundo volta a receber o Natal Ecológico do Boqueirão Legal

Após dois anos sem programação festiva devido a pandemia, tradicionais mateadas e passeios de Maria Fumaça têm o seu retorno a partir de 27 de novembro

Por
· 4 min de leitura
5 mil garrafas PET foram utilizadas para a revitalização e montagem de novas peças (Foto: Luiz Carlos Schneider / Arquivo ON)5 mil garrafas PET foram utilizadas para a revitalização e montagem de novas peças (Foto: Luiz Carlos Schneider / Arquivo ON)
5 mil garrafas PET foram utilizadas para a revitalização e montagem de novas peças (Foto: Luiz Carlos Schneider / Arquivo ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para quem costumava matear aos domingos na companhia de apresentações artísticas na praça do bairro Boqueirão, depois de dois anos poderá reviver o tradicional Natal Ecológico do Boqueirão Legal. Lançado oficialmente nessa terça-feira (25), a 14ª edição do evento terá sua abertura no dia 27 de novembro, com festividades que irão se estender durante 40 dias, incluindo música, teatro, a venda de alimentos e o tradicional passeio de Maria Fumaça, com a presença de brinquedos infláveis para as crianças. 


União da comunidade 

Conhecida por reunir diferentes públicos durante o mês do nascimento de Jesus, a Praça do Boqueirão Legal estava há dois anos sem poder celebrar o espírito natalino devido às condições sanitárias impostas pela Covid-19. Mantendo a instalação dos enfeites e a música ambiente durante as últimas edições, o presidente da Associação Boqueirão Legal, Itamar Basso, comemora a retomada e a valorização do espaço onde a comunidade poderá se fazer presente. “Nesses dois anos, a gente se sustentou com o mínimo para não deixar o natal desaparecer e agora queremos realmente integrar a comunidade. Que as famílias possam vir aqui passear, ver a luz, o Papai Noel”, pontuou. “Esse é um trabalho nosso para com a comunidade e queremos mostrar que todos precisam ter responsabilidade com ela”, completou o presidente, lembrando que a iniciativa busca, essencialmente, promover a convivência de pessoas e da família, a preservação do meio ambiente, além de um espaço sem o consumo de álcool e o tumulto. 


Da arrecadação a montagem 

Em um trabalho totalmente manual, uma artesã tem trabalhado nos últimos dois meses na revitalização de antigas peças e na confecção de novas, essas, todas feitas a partir de garrafas PET. Na semana que antecede o início das festividades do Natal Ecológico, os tradicionais bonecos de neve, do Papai e da Mamãe Noel, de renas e o próprio presépio que abriga o menino Jesus estarão sendo montados na extensão da Praça Miguel Moretti. Ao todo, cerca de 30 pessoas estão envolvidas em todo processo de montagem e manutenção do local. 

Sem receber o apoio da comunidade na doação dos plásticos durante os dois anos de pandemia, em razão dos procedimentos de higienização que teriam que ser realizados posteriormente, neste ano a arrecadação contou com a ajuda do público externo. Em 20 dias, a meta de 5 mil garrafas PET foi batida, entusiasmo que acompanha a expectativa de um Natal histórico para o Boqueirão. “Desde a arrecadação das garrafas PET que a gente precisava e conseguimos em tempo recorde, a pandemia trouxe uma condição diferente, o pessoal está vindo muito para a rua e estamos tendo uma receptividade muito boa. Está vindo um entusiasmo muito grande”, comemorou Itamar Basso, expondo que pretendem reunir mais de 5 mil pessoas durante as festividades na praça. 


Programação

A partir do dia 27 de novembro todas as noites serão contempladas com atividades voltadas, principalmente, às crianças, além da venda de alimentos. “Todas as noites têm Natal. Teremos de volta a Maria Fumaça, o Papai Noel. Agora, também teremos o Chute ao Gol, onde as crianças poderão chutar uma bola no gol e quem acertar ganha um refrigerante. Além de uma variedade de brinquedos infláveis”, mencionou o organizador do evento Carlos Alberto Damiani. 

Aos domingos, as tradicionais mateadas terão cerca de 10 grupos colorindo e alegrando a praça com apresentações artísticas, contemplando escolas de música do município e instituições como o IE e o Colégio Notre Dame Menino Jesus. “Todas as apresentações irão culminar para uma que chamamos de Réveillon, que acontece no dia 28 de dezembro, em uma quarta-feira”, completou Damiani. 

Até o momento ainda não está disponível a programação completa e os grupos que irão se apresentar, no entanto, o presidente da Associação Boqueirão Legal pontua que já possuem a lista de interessados e tem se organizado para fazer a devida seleção. “Como os grupos que se apresentavam aqui também ficaram sem atividade, eles mesmos estão nos procurando para voltar para a praça, para poderem se apresentar, para trazerem as suas novas composições e a sua forma de trabalhar”, disse. 


Investimentos 

Desde o mês de março em movimentação, a presidência da Associação Boqueirão Legal, empresários apoiadores e a Prefeitura de Passo Fundo se reuniram durante a manhã de terça-feira (25) para apresentar oficialmente à comunidade o Natal Ecológico. Com aporte financeiro da Prefeitura e de patrocinadores, os custos para realização do Natal será de cerca de R$ 60 mil. Segundo Itamar Basso, a Associação Boqueirão Legal vem se reorganizando e com isso tem trazido novos projetos para o espaço que compreende a realização do evento. “Queremos construir um palco fixo na outra praça, que é onde acontece o evento mesmo, para que depois possa ser utilizado ao longo do ano pela comunidade, não só durante o Natal”, esclareceu, acrescentando que o grupo tem projeções de estender a iluminação para outras praças e que esperam que isso inspire outras comunidades a realizarem os seus Natais. “Que as pessoas possam ver que com a iniciativa público e a privada, podemos fazer um natal para aqueles que não tem tantas oportunidades”, pontuou o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes.

Gostou? Compartilhe