O Nacional é homenageado com Honra ao Mérito pela Câmara de Vereadores

Parlamentares enalteceram a contribuição do veículo para o desenvolvimento local e os seus 99 anos de fundação

Por
· 3 min de leitura
O presidente do Legislativo Municipal, Saul Spinelli (PSB); a colunista de ON, Ceia Giongo; a vereadora Janaína Portella; e o editor-chefe do jornal, Gerson Lopes -Fotos divulgação/ Comunicação Digital/ CMPFO presidente do Legislativo Municipal, Saul Spinelli (PSB); a colunista de ON, Ceia Giongo; a vereadora Janaína Portella; e o editor-chefe do jornal, Gerson Lopes -Fotos divulgação/ Comunicação Digital/ CMPF
O presidente do Legislativo Municipal, Saul Spinelli (PSB); a colunista de ON, Ceia Giongo; a vereadora Janaína Portella; e o editor-chefe do jornal, Gerson Lopes -Fotos divulgação/ Comunicação Digital/ CMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Da primeira edição - publicada numa sexta-feira, 19 de junho de 1925 - 99 anos se passaram. A cidade se expandiu, a sociedade mudou, se modernizou, com grande parte de seus anseios e acontecimentos acompanhados e registrados pelo Jornal O Nacional. Desde o princípio, o periódico acreditou num futuro próspero de Passo Fundo. Logo na primeira página daquela edição de sexta-feira respondia a indagações se a cidade comportaria tal novidade “apparecendo duas vezes por semana”. “Cruz Alta o tem; porque nós, com o nosso notável movimento social e commercial, não o podemos ter?”, retrucava o artigo, na ortografia da época. De uma dúvida inicial, o jornal se estabeleceu, e, da mesma forma que a comunidade que integra, progrediu e se expandiu. Segue imprimindo as notícias, ao mesmo tempo em que alimenta com informações as redes sociais e site.

Essa trajetória foi enaltecida em homenagem promovida pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo na tarde de quarta-feira (31). “A história da cidade se confunde com a história do jornal”, considerou o presidente do Legislativo Municipal, Saul Spinelli (PSB), respaldado pela vereadora Janaína Portella (MDB), proponente da homenagem: “É um veículo que presta serviços à comunidade há quase 100 anos, sempre presente na sociedade, possibilitando o acesso à melhor informação”.

Na ocasião, o Grupo O Nacional foi agraciado com um certificado de Honra ao Mérito, entregue durante a Sessão Plenária. Em mensagem transmitida durante a solenidade, o diretor-presidente do Grupo, Múcio de Castro Filho, agradeceu aos parlamentares pelo reconhecimento, ressaltando, também, o papel do Legislativo como indutor dos avanços sociais. “O Nacional tem a trajetória extremamente alinhada desde o passado até hoje com o município de Passo Fundo. Registro que fico muito sensibilizado e comovido com a homenagem da Câmara Municipal, por isso agradeço ao presidente Saul Spinelli e a vereadora Janaína Portella. A Câmara de Vereadores, que é por onde passam todos os projetos de interesse da cidade, nos deixa extremamente emocionados pelo reconhecimento do trabalho do O Nacional em prol de Passo Fundo”, pontuou. O certificado foi recebido pelo editor-chefe do jornal, Gerson Lopes.

“Paladino da Democracia”

Presidente da Câmara Municipal, Saul Spinelli (PSB)


O presidente da Câmara relacionou que, além do registro histórico da cidade e região, o trabalho da imprensa se associa diretamente ao desenvolvimento da comunidade. “Homenagear o Jornal O Nacional é reconhecer, ser grato e consolidar o paladino da democracia em todas essas décadas. Manter um jornal no interior do Rio Grande do Sul com o tempo que tem o ON realmente poucos municípios do Brasil tem este histórico. Nós temos pelo O Nacional um grande respeito, admiração, gratidão por tudo que já fez por Passo Fundo e continua fazendo com as suas edições, suas matérias, as oportunidades de mostrar o potencial local, das suas lideranças, mas, principalmente, pelo seu histórico e do seu ex-diretor Múcio de Castro, que colaborou para tantas ações que consolidaram o desenvolvimento de Passo Fundo; como deputado também. Múcio de Castro foi uma pessoa que incentivou várias instituições, demonstrando apoio à criação da Universidade de Passo Fundo, por exemplo, e a várias entidades, foi patrão do CTG Lalau Miranda. Todas estas coisas ao longo do tempo colaboraram para que Passo Fundo chegasse onde está”, mencionou Saul Spinelli.

Na tribuna da Câmara, a vereadora Janaína retomou o histórico do jornal, citando que a publicação foi fundada pela Família Annes e poucos anos depois adquirida pelo jornalista Múcio de Castro. A parlamentar também relaciona a atuação dos veículos de comunicação aos avanços da sociedade. “Aos poucos, vamos galgando cada vez mais desenvolvimento, e os meios de comunicação são extremamente responsáveis, porque quando se leva a informação se leva o desenvolvimento, e as pessoas querem fazer parte”, opinou.

Vereadora Janaína Portella (MDB)


O requerimento para Honra ao Mérito foi protocolado pela Mesa Diretora por indicação da vereadora, e, conforme citou, aprovado por unanimidade. Atualmente, além da versão impressa, o Grupo Editorial do Jornal Nacional é responsável ainda pelas publicações do Anuário Gigante do Norte, de suplementos especiais segmentados e comemorativos e pelo site www.onacional.com.br. Tem, também, forte atuação nas redes sociais. “Com uma posição imparcial, os colunistas sempre tiveram a liberdade para expor as suas ideias e opiniões, dentro do respeito, e enriquecendo a comunidade de Passo Fundo e região”, finalizou Janaína Portella, ao apresentar a homenagem na Câmara de Vereadores.


Gostou? Compartilhe