A Prefeitura de Passo Fundo deu mais um passo para a continuidade das obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas, com a abertura do processo licitatório que definirá a empresa responsável pela execução da segunda etapa da intervenção.
A obra é considerada uma das mais importantes de mobilidade e qualificação urbana em andamento no município. O projeto de revitalização da Avenida Presidente Vargas foi desenvolvido pelas secretarias de Obras, Planejamento e Segurança, com apoio do Fórum de Mobilidade Urbana.
"Estamos avançando em um projeto estratégico para a mobilidade urbana de Passo Fundo. A revitalização da Presidente Vargas vai além das melhorias na infraestrutura; ela qualifica um dos principais corredores urbanos da cidade, incentiva a mobilidade ativa com espaços para caminhada e ciclovia, amplia a segurança com a nova iluminação em LED e valoriza toda a região. É uma obra que deixará um legado para as próximas décadas", afirmou o prefeito Pedro Almeida.
Com investimento estimado em R$ 10 milhões, a nova fase abrangerá um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro nos bairros São Cristovão, Vila Rodrigues e Centro, entre a Rua Olavo Hahn, nas proximidades do Instituto Educacional Cecy Leite Costa, até a Rua General Canabarro.
Mudanças
Entre as intervenções estão: nova pavimentação asfáltica, canalização de trecho, implantação de nova iluminação pública em LED, execução de ciclovia, espaços para caminhada, revitalização dos canteiros centrais com instalação de meio-fio, paisagismo com grama e modernização de toda a infraestrutura elétrica da avenida.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi, ressaltou que a administração municipal já está conduzindo os trâmites necessários para garantir a sequência do projeto. "A assinatura da abertura da licitação marca o início do processo que vai selecionar a empresa responsável pela próxima etapa da obra. Nossa expectativa é concluir esse procedimento com agilidade e transparência para dar continuidade à revitalização de um dos principais corredores viários da cidade. É uma intervenção que qualifica a mobilidade urbana e acompanha o crescimento de Passo Fundo", afirmou.
A Avenida Presidente Vargas é uma das principais ligações entre diferentes regiões da cidade e concentra intenso fluxo diário de veículos, ciclistas e pedestres. A revitalização busca transformar o corredor em um espaço mais seguro, moderno e adequado às necessidades de mobilidade urbana.
1ª fase da obra concluída
A primeira etapa da revitalização da Avenida Presidente Vargas foi concluída pela Prefeitura no trecho entre o Trevo da Ricci e o Instituto Educacional Cecy Leite Costa no final do ano de 2025. A obra contemplou nova pavimentação, melhorias na drenagem, iluminação em LED, paisagismo, sinalização viária, novos abrigos de ônibus, além da implantação de ciclovia e caminhódromo no trecho entre as ruas Clementino Luís Vieira e Claudino Toldo.



