Passo Fundo volta a ser ponto de encontro de milhares de fiéis neste domingo (11), com a realização da 45ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa da organização é reunir mais de 100 mil pessoas ao longo da programação, que terá como principal momento a procissão entre a Catedral Metropolitana e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
A edição deste ano ocorre em meio a duas datas importantes para a Igreja Católica regional: os 75 anos de criação da Diocese de Passo Fundo e os 15 anos de sua elevação à Arquidiocese. O lema da Romaria é “Deus fez sua morada entre nós no Sim de Maria”.
Procissão começa às 8h
A programação inicia às 7h, com missas simultâneas no Santuário e na Catedral. Às 8h, os fiéis sairão em procissão em direção ao Santuário, acompanhados por momentos de oração, reflexão e animação litúrgica. O arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo, também participará da caminhada.
A chegada ao Santuário está prevista para aproximadamente 10h30, quando será celebrada a Missa Campal. Durante o dia, haverá outras celebrações, com destaque para a bênção da saúde, dos objetos religiosos e do Santíssimo Sacramento, às 14h.
Cerca de 60 padres e 20 diáconos permanentes da Arquidiocese estarão envolvidos na programação. Para o reitor do Santuário, padre Daniel Feltz, a Romaria também representa a trajetória da Igreja na região.
“É um momento também de celebrar essa caminhada da Igreja da Arquidiocese de Passo Fundo. É um evento que mobiliza toda a Arquidiocese”, afirma.
A Arquidiocese de Passo Fundo reúne atualmente 47 municípios e 53 paróquias. A Romaria também faz parte da história cultural do município e é reconhecida como patrimônio imaterial de Passo Fundo.
Tradição das cucas
Para receber o público, a organização conta com mais de 300 voluntários diretamente envolvidos nas atividades. A preparação se intensificou nos últimos dias, com trabalhos voltados à estrutura, à alimentação e ao acolhimento dos romeiros.
Entre as tradições mantidas está a produção das cucas, que começa antes do fim de semana. Neste ano, cerca de 3 mil unidades serão produzidas e vendidas a R$ 16 cada.
Uma das voluntárias envolvidas na produção é Joselei Dellagerisi. Segundo ela, o trabalho começou ainda na quarta-feira (8) e mobiliza cerca de 15 pessoas por dia. Somente na quinta-feira (9), a equipe preparou aproximadamente 800 cucas.
“Começamos ontem e já colocamos para o público. Ontem e hoje elas foram feitas e serão vendidas. No domingo, a gente está preparado para receber o público com uma grande quantidade”, conta.
A produção depende também da colaboração da comunidade e das paróquias. Para cada etapa, são utilizados grandes volumes de ingredientes. “A cada amassada são 45 quilos de farinha e dá em torno de 90 cucas”, explica Joselei. Ao todo, foram adquiridos cerca de 3 mil quilos de farinha, além de açúcar, ovos e outros ingredientes.
O envolvimento comunitário, segundo ela, é essencial para manter a tradição. “É o envolvimento da Arquidiocese, o envolvimento de todas as paróquias em prol de atender o setor da alimentação desta Romaria.”
Além das cucas, o tradicional churrasco também integra a programação. A previsão é utilizar entre 1,5 mil e 2 mil quilos de carne, resultando em aproximadamente 500 a mil espetos de dois quilos. O cartão custa R$ 130 e pode ser adquirido antecipadamente nas secretarias da Catedral e do Santuário.
Transporte terá ônibus extras
Para facilitar o retorno dos participantes após a procissão, a Coleurb disponibilizará ônibus extras no Seminário, com destino ao Centro. A empresa terá equipes para orientar os passageiros e pede que sejam respeitadas as filas de embarque.
As linhas L04 e L08 circularão com horários de domingo. A L04 atenderá o Jardim América somente na primeira volta e após o encerramento da procissão. Durante a interrupção da Avenida Brasil, algumas linhas terão os itinerários alterados.
A partir das 10h, com a liberação da Avenida Brasil, os trajetos voltarão a operar normalmente. Durante a procissão, não será permitido o embarque entre o Seminário e o trevo, no sentido Seminário-Centro, com exceção de cadeirantes.
Programação continua no feriado
As atividades da Romaria seguem na segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Às 16h, haverá missa com bênção das crianças e, às 18h, celebração voltada à juventude.


