UPF terá espaço diferenciado

Expodireto Cotrijal: Palestras, projetos de pesquisa e serviços prestados ao público serão apresentados pela Instituição na 16ª edição da feira, que acontece de 09 a 13 de março

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com um papel importante como centro de pesquisa e formação de profissionais em diversas áreas que são diretamente ligadas ou correlacionam-se com o agronegócio, a Universidade de Passo Fundo (UPF) estará presente na 16ª Expodireto Cotrijal, um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Na oportunidade, serão apresentados projetos e pesquisas que a Instituição desenvolve, e divulgadas informações sobre os serviços e cursos oferecidos.

A UPF participa do evento desde sua primeira edição e oferece um espaço interativo, com exposições e palestras para o público da feira. O estande da Universidade será o de número 517, localizado na rua B do Parque de Exposições. Com o tema “Negócios que inspiram o amanhã”, a 16ª edição da Expodireto Cotrijal acontece de 09 a 13 de março, em Não-Me-Toque.

Serviços na Expodireto
O Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro) estará presente na feira, com diferentes setores. Na área da piscicultura, estarão à mostra alevinos das espécies jundiá e lambari, e serão prestadas informações sobre atendimento aos produtores e sobre comercialização de peixes. Sobre a ovinocultura, haverá mostra de animais, com a exposição de exemplares de machos e fêmeas das raças Ile de France e Suffolk, além de um animal resultado da cruza das duas raças. Ainda, na área de apicultura, será apresentada a cera de abelha alveolada, que facilita a produção de mel. 

O Hospital Veterinário (HV) da UPF fará apresentação dos serviços oferecidos em sua clínica. Dentre os materiais apresentados, o HV exibirá mostras de diagnósticos laboratoriais e por imagem, demonstrando o seu funcionamento e atendimento. Ainda, haverá a divulgação do programa Adote um Focinho, projeto da Instituição que promove a doação de animais abandonados pelos proprietários. 

O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) também estará presente na Expodireto Cotrijal, com informações sobre os serviços prestados pelos 11 laboratórios da unidade, dentre eles o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle). O Laboratório de Físico-Químico levará amostras com ensaios de adulteração de leite, demonstrando questões relacionadas a fraudes no setor e repassando orientações a respeito. Ainda, o Laboratório de Nutrição Animal terá amostras de materiais de silagem, forragem, grãos, farelo e rações. 

Exposições
O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) apresenta a exposição “Biodiversidade: preservação do ser humano”, destacando a biodiversidade e o que animais e plantas disponibilizam ao ser humano. Dentre os aspectos abordados, estão a fauna, com destaque para espécies que variam desde os insetos até os predadores; e a flora, dando-se ênfase às plantas espontâneas e não convencionais, que são altamente nutritivas, potencialmente medicinais e/ou ornamentais.

O serpentário da UPF terá mostra de animais. Serão levadas 12 serpentes, das quais sete peçonhentas e cinco não peçonhentas. A equipe do setor explanará aos interessados as diferenças entre as espécies e explicará o papel que esses animais têm na natureza, explicando, inclusive, questões relacionadas ao hábito de matar esses animais, que são importantes para o equilíbrio natural do ecossistema.

Laboratórios
O Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF atenderá produtores, técnicos e demais interessados, com palestras sobre plantas transgênicas na luta contra os insetos pragas, explanando dados sobre novas tecnologias em desenvolvimento, com professores do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. As palestras ocorrem nos dias 10, 11 e 12 de março, às 09h30min e às 10h30min, pela manhã, e às 14h e às 15h, à tarde, no estande da UPF. Ainda, o Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e outros materiais (Labsolos), da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), terá informações sobre coleta de solo, bem como realizará atendimento ao público, com esclarecimentos sobre as análises realizadas. 

Gostou? Compartilhe