Frio deve permanecer até quinta-feira

Após a queda brusca nas temperaturas, a previsão é de formação de geada ao amanhecer nos próximos dias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Depois de semanas com altas temperaturas, o frio retornou à região. A segunda-feira (17) amanheceu gelada em Passo Fundo. Durante o dia, os termômetros da cidade chegaram a registrar 1°C, com sensação térmica negativa. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a frente fria, que chegou no domingo (16), provocou queda brusca nas temperaturas. Houve amplitude térmica de 19°C, já que na manhã de domingo a temperatura era de 22°C e na madrugada de segunda ela chegou aos 3°C.

 

O frio também veio acompanhado de chuva. A estação da Embrapa registrou 21 mm de chuva, depois de quase um mês sem chover na cidade. Com as baixas temperaturas, as gotas de chuva congelaram na manhã desta segunda, caracterizando o fenômeno da chuva congelada, conforme Sampaio. A neve, porém, esperada por muitos, não foi registrada em Passo Fundo. “A temperatura [na segunda-feira] ficou de 2.5°C a 3.5°C, sem muita variação. Para neve, nós precisávamos ter de 0°C a 2°C. Essa temperatura com a chuva que a gente teve, provavelmente teríamos condições para neve. Mas não ocorreu e nem vai ocorrer mais”, explica o observador meteorológico.

 

Sampaio explica que há diferença entre a chuva congelada e a neve. “A chuva congelada são gotas de chuva que congelam com as baixas temperaturas. Já a neve são flocos que caem lentamente, enquanto que a chuva congelada cai de maneira rápida, porque ela é mais pesada que a neve”, afirma. Não há mais possibilidade de neve em Passo Fundo, conforme Sampaio. Nesta terça-feira (18), devido a chegada de uma massa de origem polar, o dia deverá amanhecer com geada e permanecer limpo. A mínima é de 0°C e a máxima de 10°C. O observador meteorológico alerta que nesta terça pode ser registrada a primeira temperatura negativa deste inverno. A possibilidade de geada permanece na quarta-feira (19). O dia ficará de claro a parcialmente nublado, com mínima de 1°C e máxima de 11°C.

 

A partir de quinta-feira (20), a temperatura entra em elevação gradativa. O dia ficará de claro a parcialmente nublado, com mínima de 4°C e máxima de 16°C. Na sexta-feira (21), os termômetros devem marcar entre 7°C e 18°C. “Não tem previsão de chuva para o fim de semana, e as temperaturas serão típicas de julho, com frio pela manhã e em torno dos 20°C à tarde”, informa Sampaio.

 

 

Frio intensifica procura no Albergue Municipal

 

As baixas temperaturas provocaram um aumento na procura por abrigo no Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá. De domingo para segunda, houve um aumento de 20%, de acordo com um dos coordenadores do albergue, Mauro Moreira. Uma dessas pessoas, que procurou abrigo no local, foi o idoso Roque Pedroso, de 67 anos. Natural de Liberato Salzano, RS, o idoso mora há 30 anos em Passo Fundo e esta foi a primeira vez que ele procurou a instituição.

 

Hoje o número de hospedes está em 70% da capacidade máxima. A expectativa é que haja uma grande procura nas noites dessa semana, em que há previsão para temperaturas próximas aos 0°C, conforme o coordenador. “Aqui as pessoas conseguem a acolhida, principalmente nos dias frios. Agora, principalmente nesta semana que está relatado que serão dias mais frios, a gente acredita que vai ter aumento na procura, porque aquelas pessoas que hoje sobrevivem na rua nesses dias frios, mesmo utilizando bebidas alcoólicas e drogas, é muito frio. Estamos preparados, até mesmo com a equipe da abordagem, que trabalha à noite, para tentar trazer essas pessoas para cá para ter uma acolhida, para ter uma quente e, principalmente, dormir em um local que não é molhado, que tem cama e cobertas, porque esta é nossa função. Nós estamos preparados para receber as pessoas que vierem até o albergue ou que vierem trazidas pela ronda social”, pontua Moreira.  

 

O local oferece café da manhã, almoço, janta, banho e pernoite. As pessoas não podem entrar no local sob efeito de drogas nem alcoolizadas. O Albergue Municipal fica na Rua Uruguai, 266 (fundos da Prefeitura). O telefone para contato é (54) 3314-6180. Quem tiver interesse em doar roupas e cobertores, pode levar até a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS).   

 

Gostou? Compartilhe