Chuva e frio retornam à região

Mínimas voltam a ficar na casa dos 5°C neste fim de semana

Por
· 1 min de leitura
Tempo começou a mudar na manhã desta terça-feiraTempo começou a mudar na manhã desta terça-feira
Tempo começou a mudar na manhã desta terça-feira
Você prefere ouvir essa matéria?

A previsão de temporal em pontos isolados do Rio Grande do Sul se mantém até a noite desta quarta-feira (24), especialmente na região Norte do Estado. A condição é favorecida pelo bloqueio de uma massa de ar seco no Oceano Atlântico, que contribui para a continuidade da chuva até a sexta-feira, mesmo que em índices pouco elevados. Quem volta a dar as caras depois de uma sequência de dias abafados é, também, o frio. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, as temperaturas devem cair gradativamente ao longo da semana, resultando em mínimas que não passam dos 5°C neste sábado e domingo.

Apesar de um dia ventoso, com rajadas de até 59km/h, a terça-feira em Passo Fundo não registrou precipitações muito elevadas. “Foram registrados 6,6mm até as 15h de terça. O que provocou a chuva foi a chegada de uma frente fria em nossa região, ainda na segunda à noite”, explica Sampaio. Até o momento, o acumulado de chuva no mês de julho é de 92mm. A média histórica para o período é de 162mm. Nesta quarta-feira, há previsão de ocorrência de pancadas de chuva por vezes forte, trovoadas com descargas elétricas e ventos de moderado a forte, com rajadas ocasionais. Na quinta e sexta, as chuvas devem ser fracas.

Já em relação aos termômetros, ao longo da semana e até esta sexta-feira, as temperaturas devem variar entre 12°C e 22°C. No fim de semana, a previsão indica temperaturas entre 5°C e 15°C. “Até o momento, no mês de julho, nós tivemos duas temperaturas negativas. A menor foi no dia 7, com -2,1°C. A mais alta foi registrada na última segunda-feira, com 26°C”, resgata o observador.

Gostou? Compartilhe