Estudantes de Coxilha visitam rancho na Roselândia

A visita faz parte das comemorações do mês farroupilha

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

Nem mesmo o tempo ruim e a chuva conseguiram levar embora a empolgação dos pequenos visitantes do Rancho do Tio Polese, no Parque da Roselândia, ontem à tarde. Acompanhados das professoras e das monitoras, as turmas da pré escola da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Sila, de Coxilha, durante a visita os alunos fizeram um lanche e aprenderam sobre a cultura gaúcha.

 

No ano passado, outras turmas da mesma escola já haviam participado da atividade em Passo Fundo. Nos dias que antecederam a visitade ontem, os pequenos receberam informações em sala de aula, sobre a festividade e alguns costumes dos gaúchos.


Segundo a professora Cláucia Sturmer Haiffliger, a visita teve o objetivo de resgatar a cultura rio-grandense. "A cultura precisa ser resgatada anualmente. Nós somos gaúchos de coração, e precisamos levar isso com todo amor e carinho. Eles são pequenos, mas é de pequenos que precisamos resgatar essa cultura. Na nossa sociedade está muito difícil levar esses valores, então acredito que seja nos pequenos que conseguimos levar essa cultura." declarou. 

 

Além do Rancho do Tio Polese, as turmas visitaram a Casa do Teixerinha, local de homenagem ao músico. Os alunos puderam conhecer a estrutura do galpão, além de tirarem fotos com os objetos do local. Um baile foi improvisado para divertimento das crianças, que foram acompanhados na dança por suas professoras e monitoras.


"É maravilhoso, porque eles ficam ansiosos. Eles adoram conhecer lugares novos, e como trabalhamos muito essa tradição com eles, torna-se bem gostoso. Eles ficam bem curiosos. Desde a entrada, quando enxergaram a cuia e a chaleira enormes, já estavam de pé no ônibus", conta a monitora Rosalda de Fátima, que acompanhou a visita. "Eles foram na escola durante toda a semana pilchados. Quero só ver como vai ser quando essa semana acabar."

Gostou? Compartilhe