Campanha do Agasalho 2021 irá arrecadar alimentos não perecíveis

Em 2020, foram cerca de 700 mil itens arrecadados, entre roupas, calçados e cobertores

Por
· 3 min de leitura
Na capital e no interior há diversos pontos de recolhimento das doações (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)Na capital e no interior há diversos pontos de recolhimento das doações (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)
Na capital e no interior há diversos pontos de recolhimento das doações (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)
Você prefere ouvir essa matéria?

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, foi lançada na manhã desta sexta-feira (30/4) a Campanha do Agasalho 2021. Anualmente, a campanha arrecada roupas, calçados e cobertores para a população em situação de vulnerabilidade. Em 2020, foram cerca de 700 mil itens.

Neste ano, além dos agasalhos para o enfrentar as baixas temperaturas, a iniciativa estará focada na doação de alimentos não perecíveis e cestas básicas, já que muitas famílias enfrentam dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. “Estamos em uma crise que tem impactos muito profundos na economia, na vida das pessoas e na renda delas. Então, além do agasalho para proteger do frio, estamos pedindo para as pessoas que façam doações de alimentos. É o momento para ajudar com tudo aquilo que falta”, destacou o governador Eduardo Leite no lançamento.

ONDE DOAR

  • Pontos de Coleta nos supermercados Zaffari e Bourbon, Bourbon Shopping e Moinhos Shopping
  • Unidades do Sesc
  • Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros
  • Central de Doações da Defesa Civil do RS: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h (av. Borges de Medeiros, 1.501 - bairro Praia de Belas, Porto Alegre) e drive-thru de segunda a sexta, das 9h às 15h. Neste sábado (1°/5), feriado do Dia do Trabalho, o drive-thru estará aberto no mesmo horário. 
  • Coordenadorias regionais da Defesa Civil em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo

O QUE DOAR

  • Alimentos não perecíveis em qualquer quantidade
  • Cestas Básicas
  • Roupas 
  • Calçados
  • Cobertores
  • Itens de limpeza e de higiene pessoal


Lançamento

Evento de lançamento foi transmitido pelas redes sociais (Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini)

A cerimônia de lançamento foi realizada no terraço do Palácio Piratini e transmitida pelas redes sociais. Com o tema “Ajude doando, a sua doação aquece um coração”, a campanha deste ano busca sensibilizar a população de uma forma direta, como explicou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira. “É um conceito que vai direto ao ponto. Queremos que a campanha aqueça os corações de quem precisa. Não somente no frio, que já é uma situação grave, mas também na fome. Com todos ajudando vamos poder aliviar um pouco a dor de tantas pessoas”, disse.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, também reforçou a importância das doações neste momento e fez um apelo para que os itens sejam entregues em boas condições. “A situação de vulnerabilidade de famílias e comunidades está muito mais aguda e por isso a participação de todos é ainda mais importante neste ano. Quero lembrar também que as roupas doadas devem chegar limpas e em bom estado, porque não é uma campanha de descarte, mas sim de solidariedade”, enfatizou.

Os mantimentos serão encaminhados para a Central de Doações da Defesa Civil, em Porto Alegre, e também para prefeituras no interior, onde é feita a coleta, a triagem e a distribuição. Assim como no ano passado, um drive-thru foi instalado na Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado, na capital, permitindo que os itens sejam entregues sem a necessidade de sair do carro. Além do ponto fixo, um drive-thru itinerante vai recolher mantimentos em diferentes locais ao longo da campanha.

Qualquer quantidade de alimento ou peças de roupas podem ser doados. “Não é preciso doar apenas cestas básica completas. Aquele que tiver um pacote de arroz, ou de qualquer alimento não perecível, já vai fazer a diferença. Não esquecendo também dos agasalhos, que são tão importantes em função do nosso inverno rigoroso.”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes.

Os parceiros do governo do Estado na Campanha do Agasalho 2021 são Grupo Zaffari, Sesc, Santa Clara, Sulgás, Sindifisco-RS, Sindilojas Porto Alegre, Panvel, Instituto Unimed e 99.

O evento de lançamento, realizado pelo segundo ano consecutivo de maneira restrita e virtual em razão da pandemia, contou com a apresentação do músico Philipe Philippsen e com o trabalho do artista Kelvin Koubik, que grafitou ao vivo um painel com a temática da campanha. Os malabaristas Ramon Artiz e Alex Garga também participaram do lançamento.

Gostou? Compartilhe