Semana terá uma grande amplitude térmica

Em sete dias a temperatura varia de 1.2º C para 25º graus

Por
· 1 min de leitura
Hoje (20) a temperatura vai oscilar entre 2º C e 15º C (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)Hoje (20) a temperatura vai oscilar entre 2º C e 15º C (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Hoje (20) a temperatura vai oscilar entre 2º C e 15º C (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

A semana será marcada por uma grande amplitude térmica na região de Passo Fundo. Segundo o levantamento da Embrapa o amanhecer de domingo (18) fez 1.2 graus na estação meteorológica da entidade e a previsão para o próximo domingo (25), é que a temperatura atinja os 25 graus. 

O analista Aldemir Pasinato explica que o frio mais intenso desta semana, registrado no domingo, entretanto, as temperaturas devem seguir baixas nos próximos dois dias. Hoje (20) a temperatura vai oscilar entre 2º C e 15º C, e na quarta-feira entre 6ºC e 20ºC. A partir de quinta, as temperaturas começam a se elevar gradativamente até atingir os 25ºC no final de semana. 

A previsão é que até a próxima quarta-feira possam acontecer geadas na região, depois a possibilidade fica mais remota. 

Este inverno está se caracterizando por ondas de intenso frio, intercalado por temperaturas mais amenas. A primeira forte onda aconteceu no final do mês de junho, registrando a temperatura mais baixa do ano na cidade, que foi de 0,2º graus. 

Segundo Pasinato , esta é uma tendência que deve prevalecer até o final do inverno. “As ondas de frio devem chegar e permanecer entre três e cinco dias, e depois serem sucedidas por temperaturas mais amenas”, explicou. 

Isso acontece porque inicialmente chega uma frente fria, que pode vir acompanhada de chuva, e assim que ela passa, entra uma massa de ar frio, que geralmente é de origem polar, trazendo um declínio intenso e rápido das temperaturas. O período de permanência destas temperaturas baixas varia conforme a intensidade da massa de ar polar, assim que ela passa, a temperatura volta a se elevar. 

Outra característica observada durante o mês de julho é de chuvas muito abaixo da média histórica. Segundo o levantamento da Embrapa, até ontem (19), choveu 9,6 mm durante o mês de julho, sendo que a média histórica para o mês é de 160 milímetros, que não deverá ser atingida até o próximo dia 31.

Gostou? Compartilhe