Quem dá mais?

Dando continuidade a uma criativa tradição, Associação dos Amigos dos Museus e MAVRS promovem 3º Leilão de Arte Beneficente: 25 ideias para presentear com arte

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Segundo ON    

Nos grandes leilões de arte de que se ouve falar, somas absurdas de dinheiro são colocadas em jogo por conta dos nomes célebres que assinam cada uma das obras. Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet... todos eles são disputados a gritos, disputas e superações numéricas por lordes ingleses e milionários norte-americanos que, muitas das vezes, nem sabem bem onde vão colocar suas recém adquiridas obras-primas. No Leilão de Arte Beneficente realizado em Passo Fundo não é exatamente assim: as somas são acessíveis, qualquer um pode participar, os nomes disputados são de ilustres artistas locais e o motivo pelo qual se leiloam as obras é bastante nobre.

    Promovido pela Associação dos Amigos dos Museus em parceria com o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, o 3º Leilão de Arte Beneficente tem como objetivo não apenas difundir a arte local, mas também levantar fundos financeiros para apoiar os projetos do museu. Em tempos de compras de Natal, o projeto vem com o tema 25 Ideias para presentear com arte, oferecendo uma opção para quem quer sair do comum e dar um presente realmente inesquecível. Com obras feitas a partir de diversas técnicas, entre elas litografia, serigrafia, gravura em metal e xilogravura, as obras são de artistas como Eduardo Haesbert, Armando Almeida, Carlos Pasquetti, Tereza Poester, Gelson Radaelli, Lia Mena Barreto, Wilson Cavalcante, Gustavo Nakle, Fábio Zimbres entre outros.

O lote das obras oferecidas são de artistas participantes do Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho e foram recebidas por meio de doação para que fossem comercializadas já que o MAVRS possui todas elas em seu próprio acervo. A exposição estará aberta ao público de 9 a 21 dezembro, das 9h às 18h de terça a sexta-feira e sábado e domingo das 14h às 18h, no Museu de Artes Ruth Schneider. O leilão acontece através de lances colocados em envelopes partindo de um valor mínimo estabelecido pelo Consórcio do Museu do Trabalho para as obras. Os envelopes serão abertos para verificação dos lances no dia 21 de dezembro, no horário das 14h. Cada vencedor poderá retirar sua obra entre 21 e 23 de dezembro, até as 18h.

Seja amigo dos museus
    Um grupo de apreciadores da arte e da história e de incentivadores da cultura e da educação se reuniu em cinco de maio de 1999 com o firme propósito de articular a fundação de uma associação com a "finalidade básica de apoiar as atividades a fim dos Museus" e "angariará recursos financeiros junto à pessoas naturais ou jurídicas". Em nove de junho de 2000, no Cartório de Registros Especiais, se concretizou a Associação dos Amigos dos Museus de Artes Visuais Ruth Schneider da Fundação Universidade de Passo Fundo e Histórico Regional da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. A atual diretoria está propondo a pessoas das comunidades passo-fundense e regional a oportunidade de uma parceria social inteligente. Para tanto quer contar com seu nome na lista de associados. Visite os Museus, aprecie as exposições e seja Amigo dos Museus. Mais informações pelo telefone (54) 3316.85.86 e 3316.8587.

Gostou? Compartilhe